Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

STF interfere e Bolsonaro desiste de nomear amigo para a direção da PF

Redação 29 de abril de 2020 3 minutes read

Após intervenção do ministro Alexande de Moras, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da República, Jair Bolsonaro, desistiu de nomear o amigo Alexandre Ramagem para a direção da Polícia Federal. Até novos acontecimentos, Ramagem permanece como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a PF continua sem diretor-geral.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A jurista, advogada criminalista e mestre em Direito Penal, Jacqueline Valles, avalia que o recuo do presidente significou o retorno à normalidade democrática, já que todos os brasileiros devem obediência à Constituição Federal e o presidente da República, independentemente de partido político e orientação ideológica, não tem plenos poderes para agir como bem entender. Bolsonaro tem a obrigação de obedecer a Constituição Federal, que regula todas as leis e ações dos governos. “Ao contrário do que o presidente disse recentemente, ele não é a Constituição. Ele a obedece. E isso tem que nortear todas as ações do governo federal”, aponta a criminalista.

Jacqueline reforça que a ação do ministro Alexandre foi correta e que a nomeação de Ramagem feria os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade. “Ramagem é amigo da família Bolsonaro. Sabemos que dois de seus filhos são alvos de investigações da PF. Além disso, as próprias declarações do presidente na semana passada, confirmando que tinha que ter um relacionamento direto com o diretor-geral para que soubesse do andamento de todas as investigações, demonstra uma vontade de impor seus interesses mais pessoais, o que é incompatível com qualquer agente público, cujos atos deveriam ser determinados por princípios da Constituição Federal”, argumenta.

5affa1adce83232afc256f30299336b9 medium
Jacqueline Valles ressalta que a escolha do novo diretor-geral
da PF não pode interferir na autonomia da instituição


O STF, afirma a jurista, cumpre o seu papel de guardião da Constituição. “O STF é o órgão que fiscaliza os poderes e faz cumprir a Carta Magna. Não se trata de interferência desnecessária. É preciso garantir que a Polícia Federal tenha sua autonomia de investigar quem quer que seja, como preconiza a Constituição. Permitir a nomeação de um amigo da família do presidente para dirigi-la atingiria diretamente o princípio da impessoalidade e colocaria em xeque a autonomia de um órgão tão importante”, completa a mestre em Direito Penal.

“Bolsonaro realmente tem a competência para escolher o diretor-geral da PF, mas essa nomeação foi ética, honesta e moral? O ato tem que ser honroso. Quando o ministro Alexandre de Moraes diz que a nomeação não foi moral, ele está certíssimo”, avalia Jacqueline. “Bolsonaro preferiu o recuo a enfrentar mais um desgaste com o STF e a própria sociedade, já nitidamente insatisfeita com as suas atitudes diante da tragédia sanitária que estamos enfrentando. Vamos ver até quando vai essa racionalidade”, finaliza Valles.

 

Valles & Valles – Sociedade de Advogados

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Celular é o principal meio de acesso à internet no país
Next: Um em cada 4 brasileiros não têm acesso à internet, mostra pesquisa
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente