Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Variedades

Sossego na folia: confira dicas de destinos para relaxar no Carnaval

Dennis Moraes 23 de janeiro de 2023 7 minutes read
Alter-do-chao

Foto: Reprodução/Prefeitura de Santarém

Alter do Chão, Mangaratiba e Maragogi são opções para descansar e fugir das festas e bloquinhos de carnaval

Assim que o ano começa, muitas pessoas já iniciam a contagem regressiva para o Carnaval. A data popularmente conhecida pelos bloquinhos de rua, festas e desfiles de escola de samba é a oportunidade que muitos brasileiros enxergam de se divertir e cair na folia.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Mas enquanto alguns buscam por festa, outros preferem aproveitar os dias de Carnaval para relaxar e renovar as energias. Para quem se encaixa no time do descanso, há uma série de destinos brasileiros para fugir da folia e aproveitar a Festa de Momo de forma mais sossegada.

Segundo o sócio-diretor da agência de turismo Capo Viagens, Orsini Nascimento, o Brasil reserva boas opções para os que pretendem relaxar no Carnaval. Apesar de ser uma época de alta temporada no setor, Orsini aponta que os destinos que estão fora do foco das festas podem apresentar valores mais acessíveis, facilitando uma viagem econômica.

“Existem muitos destinos interessantes para quem pretende viajar em fevereiro e escapar das festas de Carnaval. Quem gosta de praia pode conhecer Alter do Chão, Mangaratiba e Maragogi. Os amantes de cachoeira costumam gostar de Bonito, Formosa e Jalapão. Já para quem procura um contato maior com a natureza nas serras, as dicas são Foz do Iguaçu, Petrópolis, Campos do Jordão e Urubici”, aconselha Orsini.

Alter do Chão (PA)

424c1af6c490718935264c41893e5207 medium

Foto: Reprodução/Prefeitura de Santarém

Localizado no estado do Pará, Alter do Chão é uma das sugestões do sócio-diretor da Capo Viagens. O destino é conhecido por sua paisagem paradisíaca que já foi utilizada como cenário de produções audiovisuais, como a novela “Amor Eterno Amor” e o filme “Tainá”.

O local, eleito em 2009 como a cidade mais bonita do Brasil pelo The Guardian, é uma excelente opção para quem busca relaxar em contato próximo com as águas e a natureza, sem abrir mão de infraestrutura. Os visitantes, além de descansar, podem aproveitar o período de Carnaval para fazer passeios pelas praias, rios, lagoas, igapós, igarapés, florestas e comunidades ribeirinhas, contemplando a paisagem.

Mangaratiba (RJ)

162afa2c801cb0f5848f84d9628453f1 medium

Foto: Reprodução/Associação de Hotéis do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido como um dos destinos mais procurados quando o assunto é festa e folia. Mas engana-se quem pensa que no estado não há opções para quem pretende passar os dias de Carnaval renovando as energias. Segundo Orsini, Mangaratiba é um dos locais que podem agradar quem procura sossego.

O município reúne praias para todos os gostos e boa infraestrutura, além dos barcos que saem do cais de Mangaratiba rumo a ilhas da região como a paradisíaca Ilha Grande. Para quem prefere manter os pés em terra firme, há também opções de trilhas, cachoeiras e construções históricas para conhecer um pouco mais da região.

Maragogi (AL)

278535b5b554699de224e0971ba7b4b8 medium

Foto: Reprodução/Maragogi Online

Maragogi, no Alagoas, também é um dos destinos citados por Orsini. O local é bastante conhecido por suas águas cristalinas, estrutura ampla e clima amistoso, ideal para os turistas que procuram viagens em praias no período do Carnaval para relaxar.

Maragogi conta também com as Galés, piscinas naturais que ficam a cerca de 6 km de distância da costa. Em um passeio de barco ou mergulho, o visitante consegue desfrutar de um cenário aquático repleto de peixes e corais.

Bonito (MS)

cfe52a8ae26b17911f32cd383a00b1ca medium

Foto: Reprodução/Daniel de Granville

Polo do ecoturismo brasileiro, Bonito é uma das sugestões de viagens para quem busca renovar as energias junto à natureza. Conhecido por seus rios de águas cristalinas, cachoeiras, trilhas, florestas, fauna e flora diversas, a cidade do Mato Grosso do Sul atrai turistas que procuram atividades para relaxar, se divertir e aproveitar tudo o que a paisagem pode oferecer.

Mesmo pequeno, o município disponibiliza infraestrutura turística, ampla rede de hotéis, variedade de restaurantes e opções de comércio. Além disso, há uma série de esportes de aventura que podem ser feitos para os que procura por uma pitada de adrenalina durante a viagem.

Formosa (GO)

be7d31247894d1355e317c75df5b0915 medium

Foto: Reprodução/O Dia

Para os brasileiros que querem aproveitar o Carnaval longe da folia e curtir um destino repleto de aventuras, Orsini indica a cidade de Formosa, em Goiás. Entre as belezas naturais que é possível encontrar no local, estão cachoeiras, fontes, poços, cavernas e uma ampla área verde para explorar.

Muitos turistas aproveitam a estadia na região para fazer trilhas, rapel e mergulho, mas há também boas opções para quem busca por sossego. Além dos atrativos naturais, a cidade reserva uma boa estrutura hoteleira.

Jalapão (TO)

ceeb5d648a5a85a5a2bd4119ac581c6d medium

Foto: Reprodução/Governo de Tocantins

As belezas naturais do Jalapão, no Tocantins, também foram listadas pelo sócio-diretor da Capo Viagens. Dunas douradas, fervedouros, cachoeiras e piscinas naturais são as principais características da região e fazem do local a opção ideal para quem que descansar longe dos centros urbanos.

A maioria das atrações do destino marcado pelo céu azul do cerrado envolve o cenário natural da região. Os visitantes podem conhecer chapadões, riachos, mergulhar pelas águas da região e ainda avistar animais como emas, araras-azuis, antas, capivaras, lobos-guará e até mesmo onças.

Foz do Iguaçu (PR)

676a080788262e15a16593d9352dd5f3 medium

Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma opção de viagem para quem gosta de contemplar a natureza e quer fugir da folia. Na região, é comum ver turistas estrangeiros, pois o município está localizado na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Além das Cataratas – cartão postal da cidade –, Foz do Iguaçu também dispõe de atividades radicais, parques, passeios, hotéis sofisticados e uma ampla variedade de restaurantes.

Petrópolis (RJ)

a8318f5418d68c91347a9d7312ed4101 medium

Foto:Reprodução/Associação de Hotéis do Rio de Janeiro

Quem curte viagens na serra vai adorar a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O município é conhecido como cidade imperial e foi escolhido por Dom Pedro II e toda a realeza, no século XIX, como o destino ideal para passar os meses de verão, devido a seu clima aconchegante e fresco.

Por esse motivo, Petrópolis conta com construções arquitetônicas exuberantes da época e opções de passeios históricos.

Outros atrativos são a gastronomia local e as atividades voltadas para o ecoturismo. Como o município possui o turismo como principal fonte de renda, os visitantes encontram uma estrutura completa, principalmente para quem busca por sossego.

Campos do Jordão (SP)

c8ba42c0f2acf528ecdb815750e62b74 medium

Foto: Reprodução/Uol

Ainda seguindo a linha de destinos na serra para aproveitar o Carnaval, Orsini destaca Campos do Jordão em São Paulo. A cidade paulistana cercada por montanhas é influenciada pela cultura europeia e repleta de restaurantes que valorizam essa influência.

Além da gastronomia, a região também reserva atividades para pessoas de todas as idades. Parque Capivari, Morro do Elefante, Amantikir, Vista chinesa, Romantik Dalen e Museu Felícia Leirner são algumas das opções de passeios para os visitantes de Campos do Jordão.

Urubici (SC)

6dcc47fbf90b9ac639902e8c580b82bd medium

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Urubici

Por fim, o sócio-diretor da Capo Viagens indica Urubici, em Santa Catarina, como um destino interessante para fugir da folia no Carnaval. A região localizada na Serra Catarinense é conhecida pelas belezas naturais como cachoeiras, cavernas, cânions e serras.

Urubici fica num vale plano a 915 metros de altitude, rodeado por montanhas. Entre a lista de atrativos estão a Serra do Corvo Branco, a Cascata Véu da Noiva, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Cânion do Espraiado, a Cachoeira da Neve e a Cascata Bailarina.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Rede de Supermercados Pague Menos realiza ação com ofertas exclusivas em itens de Volta às aulas
Next: O Fundamento Divino

Leia também:

Flu bate Corinthians no Maracanã e assume vice-liderança do Brasileiro
  • Variedades

Flu bate Corinthians no Maracanã e assume vice-liderança do Brasileiro

Redação 2 de abril de 2026
Brasileiro feminino: Bahia derrota América-MG e assume 3ª colocação
  • Variedades

Brasileiro feminino: Bahia derrota América-MG e assume 3ª colocação

Redação 1 de abril de 2026
água
  • 24 Horas
  • Variedades

Educação ambiental: o papel dos produtos químicos na água que bebemos

Dennis Moraes 1 de abril de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente