Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste

Site do CEDOC da Fundação Romi conta com publicações sobre Santa Bárbara d’Oeste

Em tempos de Distanciamento Social, uma opção para ocupar a cabeça, enriquecer culturalmente e adquirir novos hábitos é a leitura. No site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi há uma área dedicada a publicações sobre Santa Bárbara d’Oeste. São Artigos, Trabalhos Acadêmicos e Livros em formato digital para download gratuito. A reprodução pode ser feita em qualquer suporte, sem necessidade de autorização específica, desde que sejam mencionados os créditos. É proibida a utilização do todo ou de parte do conteúdo desses documentos para fins comerciais.

No site do CEDOC estão Memória Urbana: Uma Análise Espacial da Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste – Autora: Maria Cecília Nogueira Linardi; Santa Bárbara d’Oeste em um século de esportes – Autor: João José Bellani; Memória do Futebol Barbarense (até 1985) – Autor: João José Bellani; Livreto: Anos dourados do CAUSB (Clube Atlético Usina Santa Bárbara) – Autor: João José Bellani; Fotolivro: César Cielo – Autor: João José Bellani e Livreto: O futebol de salão jogado em Santa Bárbara d’Oeste (até 2016) – Autor: João José Bellani.

Também se encontram as duas publicações referentes ao aniversário de 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste.  O livro da História de Santa Bárbara d’Oeste, versão original de 2008, para comemorar o aniversário de 200 anos da cidade foi reeditado e lançado em dezembro de 2018. “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos” está disponível para download gratuito na área Institucional – Santa Bárbara 200 anos no site do CEDOC. Já o documentário, dividido em 10 partes, trabalho de JJ Bellani, “Isto é Santa Bárbara d’Oeste” pode ser acessado na área Pesquisa Temática.

Opções não faltam para quem quer aprender, conhecer e explorar a história de Santa Bárbara d’Oeste. No site do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi há rico material para pesquisa e leitura, principalmente em tempos de Distanciamento Social. “As publicações oferecem aos visitantes do site do CEDOC um conteúdo sobre aspectos do passado da cidade. É uma opção de leitura não só para pesquisadores, historiadores, mas também para aqueles que queiram saber sobre como se formou a Praça Central, como foram criados os times de futebol da cidade, como o CAUSB e o União Barbarense, entre outros pontos da história”, explica a coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza.

O site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi pode ser acessado através do endereço http://fundacaoromi.org.br/fundacao/cedoc/. As áreas podem ser acessadas no MENU, que está no canto direito identificado por três riscos. Lá pode ser explorado todo material disponível no CEDOC.

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.