19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sinfônica de Piracicaba fará concertos acessíveis a deficientes visuais

Compartilhe essa notícia!

Foto: Rodrigo Alves

Nos meses de setembro e outubro, os concertos vespertinos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) contarão com recursos de audiodescrição. A adoção da tecnologia assistida foi pensada para aproximar a música erudita dos deficientes visuais, sejam pessoas cegas ou com baixa visão. As sessões com o uso da ferramenta acontecem às 17h30, no último sábado de cada mês, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sempre com entrada gratuita.

As sessões serão realizadas em 28 de setembro, quando a regência será do maestro Jamil Maluf e o solista, ao piano, será Aleyson Scopel. Estão no programa as obras Suíte Lírica, de Grieg, e Concerto para Piano nº1, Op.23, de Tchaikovsky. Em outubro, no dia 26, o concerto terá como regente o maestro convidado Thiago Tavares. As obras são Suíte Masquerade, de Khachaturian, Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, e Festa no Céu, de Ernst Mahle. Neste caso, o concerto será em homenagem ao maestro Ernst Mahle pelos 90 anos e comemorativo dos 65 anos da Caterpillar no Brasil.

“A linguagem da música é universal, porém, entendemos que o recurso permitirá que as pessoas com deficiência visual compreendam de forma mais ampla o conteúdo que será apresentado pela OSP. O nosso desejo é que elas tenham uma experiência mais completa do concerto”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente da Sinfônica de Piracicaba.

Embora as sessões se iniciem às 17h30, a recomendação é que as pessoas com deficiência cheguem com 30 minutos de antecedência, para a retirada dos fones de ouvido. Será preciso deixar um documento com foto temporariamente pela posse do equipamento.

A audiodescrição começará cinco minutos antes dos concertos. O profissional transmitirá as notas proêmias, que irão contextualizar e situar sobre o ambiente, as características do auditório, palco, cortinas, público, disposição da orquestra, posição do regente, dos instrumentos, entre outros. “A partir do início do espetáculo, realizaremos a descrição de momentos pontuais, como quaisquer interações com a plateia ou mudanças de disposição gerais, porém sem interromper grandes partes da música, até o final”, explica Henrique Natálio, analista de operações da ShowCase Pro, empresa que fará o serviço.

Esta não é a primeira vez que a OSP adota políticas de acessibilidade em seus concertos. Em 2017, no encerramento da temporada, foram convidados alunos da Avistar (Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba), ocasião em que o programa foi confeccionado em braile e o concerto teve a presença de uma tradutora e intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

A acessibilidade para deficientes visuais está prevista na lei 13.146/2015, que criou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão. Os artigos 42 e 45 estabelecem que a pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantida o acesso a bens culturais como programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades em formato acessível.

A Temporada 2019 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. São patrocinadoras: ArcelorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais. O copatrocínio é do Grupo Pizzinatto e o apoio da Candura, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM e Maison Vivenda Buffet.

SERVIÇO – Concertos acessíveis da OSP: 28 de setembro e 26 de outubro, às 17h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Distribuição antecipada de ingressos no www.megabilheteria.com ou uma hora antes das sessões, na bilheteria da Casa de Espetáculos. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!