Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Síndrome de Boreout: conheça o que é e por que se tornou tão comum

Os transtornos mentais ainda afetam os trabalhadores, principalmente os que estão de home office

Com mais de um ano de pandemia,  o aumento de pessoas diagnosticadas com distúrbios mentais segue crescendo. O cenário de incerteza, de novas variantes da Covid-19 e a continuação do trabalho remoto gera estresse na sociedade.

Além dos conflitos de saúde pública e política no Brasil, o trabalhador ainda tem que enfrentar o estresse gerado pelo seu emprego e o home office. Mesmo depois de um ano, muitos profissionais ainda não se acostumaram com o trabalho remoto e ainda sentem todos os desgastes que ele pode causar.

A Síndrome de Boreout é parecida com a de Burnout. Boreout surge a partir de frustrações do nosso dia a dia, que acabam levando à tristeza e ao tédio (“Boreout” vem do inglês “bored”, termo usado para definir algo que é entediante). Alguns dos seus sintomas são: apatia, desinteresse, falta de entusiasmo e de prazer em suas atividades no trabalho.

Mas o que é um tédio pode passar por uma ansiedade e depressão, por isso, deve se manter atento e buscar meios para combatê-la. A especialista em desenvolvimento humano Ester Gomes deu algumas dicas a seguir para ajudar a revidar o Boreout:

“-Cuide sempre da sua saúde mental e caso necessário busque um profissional para te acompanhar.

-Relembre os motivos que levaram você a escolher a sua profissão.

-Para se inspirar, estabeleça metas profissionais que estimulem sua expectativa, seu propósito e o mais importante: celebre seus resultados positivos. Não importa o tamanho da sua conquista, ela merece ser comemorada! ¨