29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Simpósio em Campinas debate oportunidades de negócios com Portugal

Compartilhe essa notícia!

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na manhã desta quinta-feira, dia 23 de março, da abertura do simpósio “Portugal-Brasil: Rota dos Bons Negócios”. O objetivo do evento foi promover o empreendedorismo e as oportunidades de negócios entre os dois países a partir da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O simpósio foi acompanhado por empresários, gestores, autoridades e interessados nas relações internacionais da região. Foram realizados painéis que abordaram possibilidades e caminhos para investir e empreender nos mercados brasileiro e português.

O prefeito Jonas Donizette destacou a importância de estreitar a relação entre os países e reforçar Portugal como porta de entrada para a Europa. “Tivemos aqui a chance de ‘vender’ Campinas e mostrar o seu potencial aos portugueses, assim como eles puderam nos apresentar as vantagens que Portugal oferece para quem deseja investir e empreender por lá”, afirmou o prefeito. “Queremos incentivar que empresários portugueses invistam em nossa cidade e, ao mesmo tempo, mostrar aos empresários brasileiros, em especial aos empresários campineiros, as oportunidades de acessar o mercado europeu através de Portugal. É bom para os dois países”, completou.

 Representando o país irmão, o simpósio teve a participação do secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Jorge Costa Oliveira, do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e do presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luis Castro Henriques.

 “Precisamos que as empresas portuguesas e brasileiras conheçam melhor o potencial de cada um para poder entrar no outro mercado. E isto requer tempo, disponibilidade e interesse das empresas. Há um mundo de oportunidades”, afirmou o secretário português Jorge Costa Oliveira. “Somos um país irmão, temos um carinho muito grande e às vezes até os mesmos avós e bisavós em comum. Porém, em nível empresarial, ainda nos conhecemos pouco. Precisamos nos conhecer mais, porque só assim é possível fomentar as parcerias”, acrescentou.

O secretário de Portugal destacou a força de Campinas nas áreas de tecnologia e inovação, mas ressaltou que o município também pode oferecer oportunidades em outros setores. “Há muitas coisas nas quais Campinas tem enorme potencial para colaboração e parcerias, principalmente em tudo que diz respeito à inovação, seja em termos de economia digital, desenvolvimento de startups, Internet das Coisas e da mobilidade elétrica. Mas não podemos descartar outros setores que podem também gerar parcerias. Como eu disse, depende de conhecer e analisar o potencial dos mercados.”

 Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, que fez uma apresentação sobre o potencial da cidade, o simpósio representou um momento importante na relação comercial com Portugal. “Podemos considerar este evento um marco, pois estamos estreitando ainda mais a colaboração e a busca por parcerias entre Campinas e Portugal”.

 O encontro foi realizado no Royal Palm Plaza, numa parceria da Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e da Câmara Portuguesa de São Paulo.

Prefeitura Municipal de Campinas
Fotos: Fernanda Sunega

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!