Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Seu imóvel valorizou? Saiba como calcular o valor do seu imóvel

Como se pode calcular o valor do seu imóvel, seja para alugar ou para vender?

Se possuir um bem e, esse bem é um imóvel você tem nas mãos algo palpável e que trará segurança. Com ele, pode-se lucrar de fato. Porém, tanto para venda ou aluguel é necessário precificar de acordo com a realidade do mercado. Do contrário, espantará possíveis compradores. Por conta disso, entender como calcular o valor de um imóvel para venda é muito importante para ajudar na negociação.

Além de promover um valor adequado, ter esse conhecimento é extremamente útil. Dessa forma pode verificar se valerá a pena ceder a pedidos de descontos. Existem algumas considerações para que saiba o real valor do seu imóvel.

Analise as características do imóvel para não errar no cálculo do seu valor

Listar as características do seu imóvel, unindo as informações que contribuam diretamente com a valorização da propriedade como tamanho, infraestrutura, conservação, acabamento, locais para prática de exercício ou socialização (no caso de condomínios). Devem ser também considerados a idade do imóvel e o tipo de construção.

Calcular o valor do metro quadrado na região em que está localizado seu imóvel

A localização é uma característica importante que influencia no valor da propriedade. O primeiro ponto está relacionado a comércio, vizinhança, transporte público, segurança, lazer, entre outros itens da região. Áreas com muita poluição sonora são influenciadas negativamente por isso, tanto em se tratando de empresas quanto de particulares. Locais próximos a parques, áreas verdes são valorizados.

Além disso, é preciso analisar como funciona o trânsito e as vias de acesso onde o imóvel está. Tudo isso é avaliado pelos investidores antes de finalizar a compra. Não por acaso, casas e apartamentos mais próximos ao centro das cidades costumam ter um preço de venda mais alto, principalmente quando estão próximos a estações de metrô e a rodoviárias.

Pesquise valores de imóveis semelhantes ao seu e, que até estão localizados na mesma região

Trata-se de uma ferramenta importante. Verificar o preço, definido para a venda de casas ou apartamentos com características parecidas com as da sua propriedade é possível consultar valores em portais imobiliários.

O conhecimento dessas informações é para observar qual é o preço médio praticado pelo mercado imobiliário na região.

 

A busca por investimentos em imóveis teve um crescimento satisfatório na pandemia

 

A busca por investimentos em imóveis tem se mostrado mais frequente. Por conta da pandemia, o mercado imobiliário sentiu que o momento era propício para preços mais baixos. Com isso, a procura foi maior e, consequentemente atraiu investidores que acabaram apostando na compra de apartamentos, casas, salas comerciais, dentre outros.

 

Todo mercado tem mudanças diárias. O imobiliário não é diferente. Está em desenvolvimento e evolução. E, um dos principais motivos que levam as pessoas a apostar num imóvel é a segurança, diferente de aplicações financeiras que conferem risco ao cliente. O bem físico confere ao investimento imobiliário viabilidade e realidade. A venda, o aluguel do imóvel é uma opção certa de investimento uma vez que não desvaloriza. Há sempre um mercado de oferta e procura.

 

Além do mais, o investimento em imóveis pode ser também destinado a aluguel. Todo ano existe uma correção do valor, aumentando-o conforme a localização e o que o imóvel oferece para os seus moradores. Por outro lado, a valorização dos imóveis para a venda também é anual, e a chance de que os preços estejam mais altos no momento da venda é real. Então, os riscos de investir em imóveis são bem baixos.

 

Com posse de um bem palpável, você também pode ter facilidade em adquirir um empréstimo com garantia de imóvel. Quase todas as instituições bancárias oferecem oportunidades nesse sentido. Vale pesquisar, pois o imóvel você terá.