27 de abril de 2024

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Seu filho não gosta de ler? Saiba como incentivar esse hábito desde cedo, em casa e na escola

A group of friends are sitting at a table in their classroom. They are reading a book together as they smile and laugh.

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Profissional destaca que é importante que a criança tenha contato com os livros de maneira divertida, até mesmo antes de aprender a ler

Estudos apontam que o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e psicomotor das crianças. Destacam, ainda, que a família e a escola têm papel importante nesse engajamento. Mas, entre os brasileiros, a formação de novos leitores ainda é um grande desafio. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, 48% da nossa população acima de 5 anos não costuma ler, e mesmo aqueles que adotam essa prática, leem, em média, apenas cinco livros por ano. Mas existem estratégias que podem ajudar a reverter esse quadro, em casa e na sala de aula.

 

“A primeira coisa que temos que ter em mente para incentivar a leitura é que é preciso proporcionar acesso aos livros, pois quanto maior for a variedade de gêneros, formas de escrever e de ilustrar, maior a possibilidade de haver um grande e apaixonante encontro entre os leitores e essas obras”, destaca Priscila Col Del Nero, coordenadora da Evoluir, empresa que há mais de 20 anos gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral.

 

Facilitar esse acesso aos livros é o objetivo de um dos projetos da Evoluir, o Viajando na Leitura que, com apoio da iniciativa privada, realiza este ano a doação de 20 mil livros de 10 títulos diferentes para 50 escolas, centros culturais e entidades sociais de 11 municípios no Brasil. A ação inclui ainda a capacitação de educadores, com o propósito de ampliação do repertório de técnicas e atividades de incentivo à leitura – como contação de histórias e mediação de leitura – e melhor aproveitamento do acervo doado.

 

Priscila acrescenta que, seja em casa ou na escola, é importante que os adultos tenham em mente que a garotada pode começar a ter um contato prazeroso com os livros até mesmo antes de aprender a ler. “No caso de crianças bem pequenas, a experiência de tocar o livro físico, folhear suas páginas e observar as ilustrações permite o início de uma leitura do mundo em geral e do ambiente em que ela vive”.

 

A coordenadora da Evoluir revela que outro aspecto fundamental é a liberdade para se relacionar com o livro. “Nem sempre os leitores mirins se sentarão de forma silenciosa para escutar uma história, e não há problema nisso. É necessário que eles fiquem livres para decidir como querem interagir com aquela obra, seja lendo de ponta cabeça, se movimentando enquanto escutam uma história, ou ainda lendo e parando diversas vezes. Temos que seguir no ritmo deles. É isso que tornará toda essa experiência mais divertida e criará esse vínculo positivo com a leitura desde o começo”.

 

Priscila recorda ainda que, mesmo no caso das crianças maiores ou jovens, para adquirir o gosto pela leitura não é necessário que sejam “devoradores” de obras completas, clássicas e extensas logo de cara. “Esse é um processo em que pode acontecer de começar e parar um mesmo livro ou diferentes obras várias vezes, até que uma delas caia no gosto e no interesse daquele leitor. Essa exploração é saudável e ajuda a definir o estilo e as preferências de cada um”, diz. “Ao relacionarmos de forma contínua livros e momentos de lazer, criatividade e bem-estar, ajudamos os pequenos a descobrir um mundo mágico. E também uma fonte inesgotável de conhecimentos, que contribuirá para sua educação integral e para a aquisição de competências que farão toda a diferença em sua formação como futuro cidadão, mais consciente e ativo”.

 

Em 2023, recebem o projeto Viajando na Leitura as cidades de Belém (PA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Iguatama (MG), Itapura (SP), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), Santos (SP), São João da Barra (RJ), São Luiz (MA) e Viana (ES).

 

Conheça os títulos que compõem o acervo doado pelo projeto:

 

1) Curielo, o micróbio cientista

Texto: Cristiana Libânio – Ilustrações: Giorgia Massetani

Tema: saúde

Sinopse:  Curielo é fora do comum − um micróbio cientista, que gosta de estudar e se aventurar pelo corpo humano para entender seu funcionamento e assim ajudar as pessoas a terem uma vida mais sadia e feliz. Curielo vai entrar no corpo de Pedro – o que será que ele vai encontrar passeando pelas células do menino?!

 

2) Todos Juntos!

Texto: Bia Monteiro – Ilustrações: Camila Rosa

Tema: sociedade

Sinopse: No ano de 2000, a ONU convidou a sociedade civil e governos a olhar com atenção os maiores problemas globais e juntos estabeleceram os Objetivos do Milênio. Com rico conteúdo informativo, que inclui também os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o livro é um convite a conhecer e a se mobilizar para os desafios a serem enfrentados nos próximos 15 anos.

 

3) Quiprocó na Fazenda – Eleições para prefeito

Texto: Paulo de Camargo – Ilustrações: Orlando

Tema: democracia

Sinopse: Um sapo muito inteligente conta a história de uma fazenda onde os animais viviam na maior confusão, até que foi proposta uma eleição para prefeito. Nas divertidas plataformas apresentadas por cada candidato, vai-se percebendo que os interesses de uns nem sempre são os interesses dos outros. Com suas originais e coloridas ilustrações, Quiprocó é um livro que diverte e educa para democracia.

 

Lançamentos

4) Era uma vez uma menina… 

Texto: Bárbara Dias – Ilustrações: Larissa Ribeiro

Tema: protagonismo feminino

Sinopse: Era uma vez uma vez uma menina… Não é assim que os narradores começam a contar histórias? Mas essa menina não quer histórias chatas e paradas no tempo, onde nada acontece com ela. Então, resolve tomar a palavra e criar a sua própria aventura. E ali, vai ter que descobrir dentro de si mesma a coragem para vencer um monstro enorme, que está acabando com a alegria de viver de uma cidade inteira. Será que ela consegue?

 

5) Um Céu Estrelado

Texto: Mônica Guttmann – Ilustrações: Fran Matsumoto 

Tema: socioemocional

Sinopse: Para a menina, o propósito da vida era trocar corações. Já para a mulher, o sentido da vida era distribuir razões. Um dia elas se esbarram, mas a diferença entre elas atrapalha o encontro. É preciso que o tempo traga a sabedoria para que a razão e a emoção consigam encontrar a harmonia.  

 

6) Eu e Tu

Texto: Vana Campos – Ilustrações: Guto Lacaz

Tema: socioemocional

Sinopse: No princípio só tinha eu. Até que conheci o tu. Então viramos nós. Mas o que acontece quando o tu não quer fazer aquilo que eu quero? E você já parou para se colocar no lugar do tu? Pois para o tu, eu é ele, e eu é que sou tu. Confuso? Uma história sobre alteridade. 

 

7) Elefante

Texto: Angela Pappiani – Ilustrações: Taisa Borges

Tema: cultura indígena

Sinopse: Um dia o pai de Uti traz uma surpresa para a aldeia: um filhote de anta. Ele recebe o nome de Elefante e logo é acolhido pelo menino e sua irmã. Todos adoram as brincadeiras de elefante. Um dia, porém, o animal cresce e some. Uti também cresce e inicia os rituais que o prepararão para a vida adulta.  Mas o laço de amizade entre Uti e Elefante é forte, e os dois ainda vão se encontrar muitas vezes. 

 

8) O Tesouro de Amina

 Texto: Flávia Santos – Ilustrações: Suzane Lopes

Tema: igualdade racial

Sinopse: Amina é uma menina feliz, porém raramente sorri. Ela tem vergonha de mostrar os seus dentinhos separados. Um dia, a professora pede um trabalho sobre sua árvore genealógica e sua avó conta sobre os antepassados da família. Amina aprende, com sua história, a se orgulhar do seu sorriso. 

 

9) O que o meu tênis tem a ver com tudo isso?

Texto: Edson Grandisoli – Ilustrações: Casa Locomotiva

Tema: meio ambiente

Sinopse: Você sabia que tudo, todas as coisas, vêm da natureza? Até o seu tênis. Você sabe como ele é feito? E sabe o que acontece com ele depois que já está acabado demais para ser usado? Você já parou para pensar quantos pares de tênis já foram descartados no mundo todo? Será que nós, humanos no planeta terra, estamos lidando com as coisas da melhor maneira que podemos? Ao acompanharmos o processo de produção de um tênis, nos deparamos com muitas perguntas e contamos um pouco sobre o conceito de economia circular. 

 

10) Silêncio?

Texto: Flávia Maia – Ilustrações: Natália Gregorini

Tema: musicalidade

Sinopse: Você sabia que a natureza fala? É só a gente andar por aí que escutamos os sons do mundo ao nosso redor. Entre a realidade e a imaginação, nossa personagem passeia pela paisagem, escutando o que vê. E a gente escuta com ela.

 

Sobre o Viajando na Leitura

Viajando na Leitura é um projeto desenvolvido pela Evoluir para incentivar a prática da leitura e da escrita, especialmente entre as crianças com pouco acesso aos livros. A ideia é despertar de um jeito criativo e lúdico a curiosidade dos pequenos pelo mundo mágico da literatura, fazendo com que adquiram esse saudável – e divertido – hábito desde cedo. As atividades abrangem oficinas de formação para os educadores e a disponibilização de 10 títulos da Editora Evoluir adequados à idade, capacidade de leitura e compreensão das turminhas beneficiadas, todos com áudio descrição para incluir os participantes com deficiências visuais.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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