RMC 

Setransv instala placas de sinalização para ciclistas em Americana

A Prefeitura de Americana instalou, no começo de abril, placas de trânsito que indicam aos motoristas a existência de ciclistas na via pública na região do Parque Novo Mundo. A instalação foi anunciada a um grupo de ciclistas de Americana em reunião na Secretaria de Transportes e Sistema Viário no mês de março e executada na extensão das avenidas Giocondo Cibin, De Cillo e Iacanga, três principais vias que recebem ciclistas.

 

Décio Rosolen Filho, secretário de Transportes, afirmou que a instalação é apenas uma forma de tentar prevenir acidentes com os ciclistas. “Temos uma preocupação muito grande com todos os ciclistas de Americana e também com os visitantes de outras cidades que usam as vias de Americana. As placas são essenciais para as pessoas conhecerem os locais que recebem, constantemente, treinamentos e passeios, buscando prezar pela vida de todos. Porém, somente as placas não garantem isso. Dependemos, também, da colaboração dos motoristas para que controlem as velocidades, para não termos casos de atropelamentos e mortes”.

 

Paulo Bernardo, do grupo Americana Bike Clube, afirmou que “a instalação das placas foi o primeiro passo, agora cabe a nós, ciclistas, avaliar quais serão os resultados e buscar alternativas para a conscientização dos motoristas e também dos próprios ciclistas”, disse. Recentemente, o ciclista Willian Solera, de 26 anos, foi atingido por trás por um carro e foi arremessado vários metros.

 

A reunião foi realizada para firmar parceria em busca de campanhas de conscientização, além de informar os estudos da secretaria com base nas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que dá atenção especial ao transporte não motorizado e também aos pedestres, além de informar as melhorias na região do Parque Novo Mundo para o esporte.

 

 

 

Foto: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...