3 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Setor de Fisioterapia da Saúde de Nova Odessa ganha espaço exclusivo para atendimento das crianças

Compartilhe essa notícia!

A equipe de Fisioterapia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa acaba de ganhar uma sala específica para o atendimento de crianças em processo de reabilitação. A coordenadora da Fisioterapia da Rede Municipal de Saúde, fisioterapeuta Carla Basso, comentou que o objetivo da criação do nosso espaço é de que “as crianças sejam atendidas em um ambiente mais acolhedor e adequado a elas”.

 

“As crianças eram atendidas junto com os pacientes adultos, no salão de cinesioterapia (onde as pessoas fazem os exercícios) do Ambulatório de Especialidades. Mas havia a vontade de separarmos esses atendimentos, e que elas tivessem um espaço específico. Semana passada, recebemos o material necessário e tivemos condições de realizar essa mudança, adequando um consultório só para as crianças”, comentou Carla.

 

O Setor de Fisioterapia realiza o atendimento de crianças com sequelas motoras, que necessitam de acompanhamento, assim como atrasos leves de desenvolvimento motor. São casos que vão desde problemas neurológicos até sequelas de meningite, além dos casos “ortopédicos”, de crianças que passaram por cirurgias ou outros acidentes, como queimaduras.

 

Elas são atendidas individualmente, uma ou duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 12h às 18h, com horário agendado e a partir de encaminhamento de um médico. “O ambiente adequado proporciona estímulo lúdico, maior interação do paciente e terapeuta, melhor desempenho das atividades, conforto e privacidade para a criança e familiares”, explicou a fisioterapeuta Bianca Jorenti, que atende a este público.

 

“O atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação, gerando maior possibilidade ao paciente de responder mais rápido aos procedimentos clínicos”, comentou a secretária-adjunta de Saúde, Sheila Moraes, que responde pela parte técnica e operacional da Saúde Municipal.

 

No Centro de Reabilitação (ou “Setor de Fisioterapia”), que fica no prédio do Ambulatório de Especialidades, há um consultório de avaliação, a sala que foi adequada para o atendimento das crianças, “boxes” para atendimento individualizado dos pacientes adultos, além do Salão de Cinesioterapia, um pouco maior e onde há um tablado e aparelhos para exercícios de mão e ombro, por exemplo.

 

ACADEMIA REABRE

 

Outra boa notícia na área é que a Academia da Saúde da Prefeitura retomou as atividades nesta semana. Localizada na Rua das Imbuias, nº 485 (ao lado da UBS – Unidade Básica de Saúde 5), no Jardim Alvorada, ela vai atender grupos de pacientes para fortalecimento de coluna, joelho e ombro. Também foi “zerada” a fila de espera para Fisioterapia, ou seja, o paciente chega e já consegue fazer o agendamento para os dias seguintes.

 

De acordo com a coordenadora Carla Basso, estão sendo montados dois grupos de cada, que vão trabalhar com um fisioterapeuta e um estagiário. “Nesses grupos, trabalhamos com os doentes crônicos, os pacientes da Rede Municipal de Saúde, que os ortopedistas encaminham”, comentou. Cada grupo será atendido duas vezes na semana, grupos com até oito pacientes. O atendimento vai ocorrer sempre das 7h às 12h.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!