Divulgação Abrasel Campinas Andre Mandetta, presidente da Abrasel Campinas
Dados mostram avanço das expectativas e sinalizam um ambiente mais favorável no médio prazo
Levantamentos divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pela FGV mostram que os empresários encerraram 2025 com boas expectativas para 2026. A convergência entre as pesquisas revela projeções de crescimento para esse ano, em um movimento impulsionado principalmente pelas expectativas em relação ao ambiente macroeconômico e ao desempenho dos negócios.
A pesquisa de conjuntura da Abrasel, realizada em dezembro, mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no primeiro trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025.
Na mesma direção, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) da FGV avançou 0,3 ponto em dezembro. O resultado positivo foi puxado principalmente pelo Índice de Expectativas Empresariais (0,7 ponto), o que sinaliza uma percepção mais positiva para 2026.
Apesar das expectativas positivas, os dados das duas pesquisas também convergem ao apontar que existem pontos de atenção para os empresários. O Índice de Situação Atual Empresarial da FGV recuou 0,1 ponto em dezembro. No setor de alimentação fora do lar, a pressão de custos segue como um desafio relevante. Segundo a pesquisa da Abrasel, 32% dos empresários não conseguiram repassar a inflação aos preços dos cardápios nos últimos 12 meses.
André Mandetta, presidente da Abrasel Campinas, diz que o ano de 2026 pode ser muito promissor para o setor. “Esse ano temos um calendário com muitos feriados em dias úteis, além da Copa do Mundo e das eleições que devem movimentar a economia regional e fortalecer o setor. São oportunidades para que os empresários possam aumentar as margens e fazer os repasses necessários”, comenta ele.




