24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Sesi Santa Bárbara abre a exposição “A Divina São Luiz do Paraitinga”


De 13 de setembro a 16 de outubro, a unidade apresenta obras que retratam a tradicional festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica do interior de São Paulo. A entrada é gratuita.

 

O SESI de Santa Bárbara exibe a mostra A Divina São Luiz do Paraitinga, de Nana Vieira, de 13 de setembro a 16 de outubro. A exposição, composta por 21 fotos coloridas, revela particularidades de uma das principais festas populares do interior do Estado, que atrai pessoas de toda a região durante seus dez dias de celebração.

 

Embora São Luiz do Paraitinga seja conhecida por suas marchinhas e pelo tradicional Carnaval realizado na cidade, a festa do Divino é uma das expressões mais simbólicas da cultura local. A comemoração reúne danças de roda e de fita, a congada e o moçambique – e é caracterizada pela grande variedade de sons, figurinos e comidas típicas.

 

De acordo com a fotógrafa, a exposição tem como objetivo reforçar o valor e a importância das manifestações populares brasileiras. “É por essa raiz profunda, por essa crença tão genuína e antiga, que é preciso conhecer para preservar, dando continuidade a um ciclo que nunca cessa”, destaca Nana.

 

Sobre a fotógrafa

A paulistana Nana Vieira fotografa profissionalmente há 11 anos, apresentando uma identidade visual multifacetada. Seus temas variam entre natureza, retratos e celebrações. Ela é autora do livro O Divino em festa – São Luiz do Paraitinga, lançado em dezembro de 2008, resultado de nove anos de trabalho, convivência com a comunidade e com o patrimônio cultural da cidade.

No Brasil, participou de exposições coletivas na Sala São Paulo, Galeria Imã e Galeria Spazio Surreale, além de mostras individuais na Biblioteca Mário de Andrade. Foi premiada na 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma e na 7ª Bienal Internacional de Arte de Florença – na qual expôs quatro fotos publicadas em seu livro.

 

O SESI fica na Avenida Mário Dedini, nº 216 – Vila Diva, a entrada é gratuíta, aberta ao público em geral e a mostra  ficará exposta no período de 13 de setembro a 16 de outubro de 2016, nos seguintes horários: de segunda à sexta das 13h00 às 21h30, Sábados, Domingos e Feriados das 09h00 às 18h00. Maiores informações pelos telefones: 3455 2088 ou 3026 2800 ou pelo site www.sesisp.org.br/cultura

 

 

 

 

Comentários

Leia também...