22 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Servidores da Educação participam de fórum sobre inteligência artificial

Compartilhe essa notícia!

Profissionais da Unidade de Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria de Educação de Americana participaram de um fórum sobre inteligência artificial promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta terça-feira (25). O Fórum Permanente “Robôs que escrevem em tempos de desinformação: os impactos no jornalismo e na educação” discutiu o alcance da tecnologia na produção de conteúdo educativo, jornalístico e de divulgação científica.

 

O encontro organizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) reuniu mestres e doutores das áreas de Educação, Jornalismo e Engenharia de Dados, entre outras, para discutir processos de produção, potencialidades e limites da inteligência artificial, assim como as implicações no cotidiano de trabalho de diferentes profissionais, como redatores e professores em sala, por exemplo.

 

“A formação continuada de educadores e a integração entre ensino e tecnologia são compromissos da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi com a Educação de qualidade em Americana. Acessar novos conceitos sobre a tecnologia disponível é essencial para educadores desenvolverem com excelência o potencial pedagógico de nossas crianças e adolescentes”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

 

A programação do fórum incluiu a conferência “Fake news e deep fakes: pós-Inteligência Artificial Generativa”, com a Profa. Dra. Lucia Santaella, da PUC/SP; as mesas-redondas “O que ainda nos faz humanos: entre educação, comunicação e direitos”, com o Prof. Me. Alexandre Le Voci Sayad, da Unesco e o Prof. Dr. Cristian Perrone, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e “Algoritmos da Desinformação?”, com o Prof. Dr. Marcos Augusto Borges, da Universidade Virtual de São Paulo e Faculdade de Tecnologia de Limeira da Unicamp, e o Prof. Dr. André Kazuo Takahata da Universidade Federal do ABC, além da conferência de encerramento “Quem tem medo da Inteligência Artificial na Educação? Precisamos falar sobre isso!” com a Profa. Me. Carla Gonçalves da Silva, do Ibmec.

 

 

Por Beatriz Costa (MTb 39.517)

 

Foto: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!