Profissionais da Unidade de Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria de Educação de Americana participaram de um fórum sobre inteligência artificial promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta terça-feira (25). O Fórum Permanente “Robôs que escrevem em tempos de desinformação: os impactos no jornalismo e na educação” discutiu o alcance da tecnologia na produção de conteúdo educativo, jornalístico e de divulgação científica.
O encontro organizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) reuniu mestres e doutores das áreas de Educação, Jornalismo e Engenharia de Dados, entre outras, para discutir processos de produção, potencialidades e limites da inteligência artificial, assim como as implicações no cotidiano de trabalho de diferentes profissionais, como redatores e professores em sala, por exemplo.
“A formação continuada de educadores e a integração entre ensino e tecnologia são compromissos da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi com a Educação de qualidade em Americana. Acessar novos conceitos sobre a tecnologia disponível é essencial para educadores desenvolverem com excelência o potencial pedagógico de nossas crianças e adolescentes”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
A programação do fórum incluiu a conferência “Fake news e deep fakes: pós-Inteligência Artificial Generativa”, com a Profa. Dra. Lucia Santaella, da PUC/SP; as mesas-redondas “O que ainda nos faz humanos: entre educação, comunicação e direitos”, com o Prof. Me. Alexandre Le Voci Sayad, da Unesco e o Prof. Dr. Cristian Perrone, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e “Algoritmos da Desinformação?”, com o Prof. Dr. Marcos Augusto Borges, da Universidade Virtual de São Paulo e Faculdade de Tecnologia de Limeira da Unicamp, e o Prof. Dr. André Kazuo Takahata da Universidade Federal do ABC, além da conferência de encerramento “Quem tem medo da Inteligência Artificial na Educação? Precisamos falar sobre isso!” com a Profa. Me. Carla Gonçalves da Silva, do Ibmec.
Por Beatriz Costa (MTb 39.517)
Foto: Divulgação
VEJA TAMBÉM
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo
Presidente e diretor do Sincomercio participam de atividades em Piracicaba
Americana recebe Festival Japa e Rock com gastronomia, cultura japonesa e concurso de cosplay