A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), apresentou um trabalho sobre materiais perfurocortantes no Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), que aconteceu em São Paulo nos dias 18 e 19 deste mês. O trabalho de Americana tem como autoras as técnicas de enfermagem Elena da Costa Cordeiro e Milca do Nascimento, ambas servidoras que atuam no setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
O congresso foi oficialmente aberto pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. De acordo com a organização do evento, foram mais de cinco mil profissionais inscritos e 395 trabalhos selecionados pela comissão julgadora para apresentação.
O estudo foi realizado em dois hospitais privados de Americana, durante os anos 2017 e 2018, período em que houve grande incidência de notificações de acidente de trabalho envolvendo materiais perfurocortantes, como agulhas e cateteres.
Com uma média de 14 notificações a cada mês, as profissionais promoveram uma inspeção dos materiais utilizados e verificaram que muitos não possuíam dispositivos de segurança para o manuseio.
Com a intervenção da Uvisa, as inconformidades verificadas foram sanadas, com a substituição de parte dos materiais e com a capacitação e educação continuada aos profissionais das duas instituições.
“Foi muito proveitosa a nossa participação no evento, porque além de expor o nosso trabalho, tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros municípios e adquirir novos conhecimentos na área em que atuamos”, avalia Elena.
“Somos gratos pela oportunidade que nos foi dada de representar Americana nesse congresso. Tenho certeza que isso vai enriquecer muito o nosso trabalho porque permitiu ampliar ainda mais a nossa visão sobre a área em que atuamos”, declara Milca.
“As profissionais estão de parabéns, pois o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador teve méritos em alcançar bons resultados com uma ação diferenciada daquilo que já é proposto como atribuições de rotina”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“É muito gratificante poder expor um trabalho num evento como esse. Isso demonstra a capacidade técnica da equipe e possibilita agregar mais valor às ações que são desenvolvidas no município”, salienta o diretor da Uvisa, Antônio Donizetti Borges.
Ações da equipe
O setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador atende demanda dos hospitais públicos e privados, por meio dos Relatórios de Atendimento de Acidentes de Trabalho (RAAT) enviados pelas unidades de saúde.
Esses documentos norteiam as ações dos fiscais do setor, para atuarem com base nas diretrizes dos ministérios da Saúde e do Trabalho, seja em relação aos acidentes graves ou exploração do trabalho infantil.
Além dessa demanda pelo RAAT, o setor também atende solicitações do Ministério Público do Trabalho (MPT) para instruções de processos sobre denúncias recebidas.
Por mês, o setor recebe, em média, o registro de 250 acidentes de trabalho e realiza em torno de 25 visitas em diversos estabelecimentos, para fins de orientação, fiscalização e aplicação de sanções previstas em leis, quando necessário.
Por Amauri de Souza (MTb 27.493)
Fotos: Divulgação
VEJA TAMBÉM
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo