SB24Horas

Notícia na hora certa!

Serviços municipais essenciais são mantidos em Nova Odessa nos pontos facultativos e feriado de Finados

Os serviços públicos municipais de Nova Odessa serão mantidos normalmente neste recesso trazido pelos pontos facultativos do Dia do Servidor Público (deslocado da quinta para a sexta-feira, 29/10) e da segunda-feira, bem como no feriado do Dia de Finados (na terça-feira, 02/11). Estão incluídos na lista os atendimentos de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, entre outros.

 

Nos cinco dias de recesso, entre sexta (29/10) e a terça-feira de feriado de Finados (02/11), o atendimento prestado pelos órgãos não essenciais e burocráticos da Prefeitura fica suspenso, sendo retomado na quarta-feira (03/11). É o caso do Paço Municipal e demais repartições públicas não essenciais, como as administrativas e a Rede Municipal de Educação.

 

Lembrando que o Cemitério Municipal de Nova Odessa atende o público do Finados normalmente também nos cinco dias, sempre das 8h às 17h, com uma infraestrutura especial para a data, incluindo barriquinhas de ambulantes da cidade entre sábado e terça. O Cemitério está localizado na Rua Anchieta, nº 40, no Centro. O local também tem entrada na Rua Heitor Penteado.

 

Confira abaixo os detalhes de funcionamento de cada setor públicos municipal.

 

SAÚDE E VACINAÇÃO

 

Na Saúde, o Ambulatório de Especialidades Médicas, a Farmácia Central e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fecham nesta sexta, segunda e terça-feira (e também no final de semana). A vacinação contra a Covid-19, centralizada no Ginásio do Jardim Santa Rosa, prossegue nesta sexta, segunda e terça-feira de feriado, das 8h às 12h, atendendo aos cidadãos maiores de 12 anos.

 

Já o atendimento médico de urgência e emergência no Hospital e Maternidade Municipal prossegue 24h por dia. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone 192, no Setor de Ambulância, ou (19) 3476-8194, na recepção do Pronto-Socorro. A UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada atende normalmente, 24h por dia.

 

SEGURANÇA

 

Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende normalmente pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. Já a Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190.

 

Chamadas para a Defesa Civil Municipal, em casos de desastres naturais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores e outras, podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Não funcionam no “feriadão” prolongado o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social) e o Clube da Melhor Idade.

 

DEMAIS SECRETARIAS

 

As secretarias e diretorias de Habitação, Promoção Social, de Serviços Urbanos, Parques e Jardins, Segurança Municipal, Vigilância em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Educação e demais unidades do Paço Municipal também não abrem no período. Não funcionam no feriado Procon, PLT (Posto Local de Trabalho) e Junta Militar.

 

CRECHES E ESCOLAS

 

As creches e escolas da Rede Municipal não têm atividades presenciais ou administrativas neste feriado, mas as aulas retornam normalmente na quarta-feira pós-Finados.

 

SANEAMENTO BÁSICO

 

A Coden Ambiental informou que não haverá expediente administrativo nestes dias. Já os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto e de coleta de lixo vão funcionar normalmente.

 

Para casos de emergência, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, a Coden disponibiliza um plantão de atendimento. As ocorrências podem ser comunicadas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) a qualquer momento, através do telefone gratuito 0800 771-1195.

 

O expediente retorna na quarta-feira, com atendimento presencial das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h nas sextas. Outra opção nos dias úteis é o atendimento via WhatsApp (19 99599-7766), de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h, e nas sextas-feiras, das 14h às 15h.