24horas Variedades 

Serra do Itaqueri: rara beleza atrai visitantes ao turismo regional

Uma das mais belas regiões turísticas do estado de São Paulo é a Serra do Itaqueri, que está atraindo cada vez mais visitantes.

A região turística da Serra do Itaqueri está atraindo muitos visitantes, devido as suas raras belezas. O crescimento do turismo regional se dá também por conta de a região oferecer muitos atrativos.

Formada por 13 municípios, a região turística oferece ampla oferta, tanto para quem quer desfrutar da natureza, como a cultura. Entre os atrativos, os que mais se destacam são: turismo de eventos, rural, saúde, cultural, natureza, gastronômico e turismo de aventura.

 

Região turística da Serra do Itaqueri conta com cenários para todos os gostos

As cidades que fazem parte da região turística da Serra do Itaqueri são: São Pedro, Águas de São Pedro, Torrinha, Brotas, Itirapina, Piracicaba, Charqueada, Ipeúna, Analândia, Corumbataí, Rio Claro, Santa Maria da Serra e Limeira.

Ambas ofertam diferentes atrativos para os visitantes, formando assim, mais de 30. Os que mais se destacam são os atrelados ao turismo na natureza. Entre as possibilidades, os turistas se encantam e se divertem entre as mais variadas opções de cachoeiras, vales para praticar tirolesa, corredeiras para canoagem e rafting, represas para a prática da pesca, trilhas, nascentes e muitos esportes náuticos.

Além dessas, a Serra do Itaqueri é composta por fontes minerais medicinais, chamando a atenção de visitantes de todo o país. A gastronomia é focada em comida caseira, mas oferece também todos os tipos de iguarias.

E para hospedagem, os visitantes encontram as mais diversas possibilidades, como: campings, resorts, hotéis fazenda, albergues, hotéis a lazer e charmosas pousadas.

E para aproveitar mais toda a história viva dessa região, casarões antigos, estações ferroviárias, gastronomia, passeios diversos, compras e a natureza com todos os seus atrativos, é recomendável contar com um seguro de viagem.

Cultura caipira preservada é destaque na Serra do Itaqueri

 

Para fugir da correria do dia a dia, bem como do barulho das metrópoles, muitos visitantes encontram na Serra do Itaqueri a tranquilidade, marcada pela cultura caipira. São muitas as festas regionais, bem como quermesses realizadas o ano todo.

E para quem quer desfrutar ainda mais do ar caipira, na região há muitas ofertas para a prática do turismo rural. São fazendas com gama variadas para quem deseja experimentar a vida no campo.

Algumas abrem as portas para que os visitantes tenham a oportunidade de praticar o turismo de experiência. Entre as possibilidades, os visitantes podem ordenhar vacas, colher diferentes frutos, conhecer a produção de cachaça e saborear os mais variados produtos típicos.

Festival gastronômico é grande atrativo na Serra do Itaqueri

O turismo gastronômico, que vem crescendo no Brasil e é uma das modalidades que mais atrai os visitantes à Serra do Itaqueri.

Tanto que a região faz parte de um dos maiores polos gastronômicos do interior de São Paulo. O destaque fica com Piracicaba, por conta da oferta de saborear peixes variados à beira do rio, que leva o mesmo nome.

Quem visita a Serra do Itaqueri nunca mais a deixará fora de seus roteiros de férias. E para aqueles que moram na região, especialmente, com certeza tem sempre uma das cidades no roteiro de passeios.

Escrito por: Andreia Silveira, contribui com o site Smartia, estuda Gestão de Turismo na Uninter. É gestora de turismo pelo MTur e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Fontes: SemacTur e Serra do Itaqueri.

Comentários

Notícias relacionadas