Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Serra do Itaqueri: o paraíso que recebe os turistas de braços abertos

Redação 31 de dezembro de 2021 4 minutes read

Parque do Cristo é uma das atrações mais procuradas da região, que também oferece diversas opções de gastronomia e contato com a natureza

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Se o saudoso compositor Antônio Carlos Jobim visitasse São Pedro e pudesse observar as belezas da região, provavelmente se sentiria inspirado a compor uma canção, assim como fez para o Rio de Janeiro. A diferença é que nesta música o Cristo Redentor não está com os braços abertos sobre a Guanabara, mas sim sobre a Serra do Itaqueri.

 

A estátua do Cristo, com 17 metros de altura, pode não ser tão imponente quanto à carioca, mas ela, sem dúvida, abraça uma beleza tão grande quanto e que se espalha pelos 52.500 metros quadrados do parque. E não é somente esta comparação possível entre o Rio De Janeiro e São Pedro. A escadaria de 124 degraus que leva até a estátua do Cristo lembra a escadaria do Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa.

 

A escadaria de São Pedro recebeu uma intervenção do artista plástico Lajur, que se inspirou na natureza da Serra do Itaqueri para pintar no concreto as cachoeiras, os tucanos, e os esportes praticados na região, como balonismo e parapente. É uma verdadeira ode às maravilhas naturais, que pode ser observada durante a subida da escadaria.

 

Lá no alto, no mirante, é possível contemplar a Serra do Itaqueri e até mesmo as cidades do entorno, como Águas de São Pedro e, em dias claros, Piracicaba. Os devotos que visitam o local também podem dedicar um momento de oração na capela de Nossa Senhora de Lourdes, que faz parte do complexo próximo ao Cristo.

 

Outro lugar onde a natureza explode no olhar do turista é o Parque Marcelo Golinelli, logo em frente o Parque do Cristo e localizado na encosta da Serra do Itaqueri. Além de poder passar o tempo e relaxar com caminhadas, o ambiente calmo e tranquilo do parque inspira o visitante a contemplar longamente a paisagem usando da estrutura do local, com decks e quiosques. Desta posição, o turista consegue observar as cachoeiras, lagos e montanhas e garante fotos muito bonitas para recordar.

Parque do Cristo 2

Aventura e gastronomia

A Serra do Itaqueri sempre terá como pano de fundo a natureza, que também pode ser contemplada durante uma aventura. Neste caso, uma tirolesa de 500 metros que da proporciona a vista de toda a mata nativa da região e do vale onde o turista consegue ver os sete municípios próximos a São Pedro. O Rancho da Tirolesa, que oferece a atração, também conta com restaurante e lanchonete.

 

Para quem quiser fazer um lanchinho diferenciado no alto da serra, a Estação da Cachaça tem boa variedade de opções. Além da cachaça envelhecida, o estabelecimento afirma ter a melhor coxinha da região. Depois da experiência com o salgado, o turista pode adoçar a viagem na cafeteria da atração, que atrai milhares de pessoas por ano. Uma experiência completa para os momentos de lazer.

 

Mesmo com tantas opções, a Serra do Itaqueri permite que o turista aproveite todas as melhores experiências desta viagem em um mesmo dia. Como contemplar a manhã no Parque do Cristo, almoçar nos restaurantes da região, tomar um café da tarde e finalizar vendo o pôr do sol no parque Marcelo Golinelli. Não é pretensioso dizer que Tom Jobim também ficaria morrendo de saudade deste lugar especial. Afinal, quem visita a Serra, sempre volta.

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Deia Cypri e sertanejo Edson curtem férias no litoral ao lado da filha Bella
Next: Salgueiro recebe 2022 com samba na quadra
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente