25 de abril de 2024

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SEO: o que o SEO, como funciona e benefícios para seu site?

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Queremos tornar mais fácil para você começar a usar o SEO. É por isso que publicaremos uma série de blogs sobre otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) nas próximas semanas.

Fizemos um pequeno guia de SEO para iniciantes. Você descobrirá quais métodos e possibilidades existem para posicionar melhor seu site no Google e em outros mecanismos de busca.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto ou mesmo sobre consultoria SEO, por favor, use a função de comentários no final da postagem.

Quão importante é realmente a otimização de mecanismos de pesquisa?

Quando se trata de sucesso de sites na Internet, a linguagem sempre volta à otimização de mecanismos de busca. O que é simplesmente referido como “SEO” (para Search Engine Optimization) na maioria dos círculos é, na verdade, uma coleção de estratégias, ferramentas e otimizações para aumentar a classificação de um site nos resultados dos motores de busca mais populares.

Isso é particularmente importante porque a grande maioria dos usuários agora acaba acessando as páginas apenas com a ajuda do Google, Bing e Cia.

O que exatamente é SEO e como funciona?

Na verdade, existem duas áreas de interesse para o operador de um site no Google. Por um lado, encontram-se os conhecidos anúncios do Google Ads , que são apresentados no próprio motor de pesquisa e pelo programa de publicidade AdSense em vários locais da Internet.

Embora você possa adquirir uma boa visibilidade aqui investindo um orçamento de marketing, o SEO real é principalmente sobre pesquisa orgânica .

A pesquisa orgânica – são os resultados reais da pesquisa após uma consulta nos mecanismos de pesquisa – classifica os resultados de acordo com vários fatores. O chamado algoritmo por trás dessa classificação não é conhecido, mas existem alguns parâmetros que influenciam o posicionamento de sua própria página.

O SEO agora está tentando influenciar esses parâmetros em favor de seu próprio site. No final das contas, é a tentativa de encontrar a melhor posição possível com as palavras-chave escolhidas em seu próprio site.

 

Claro que existem outros motores de busca além do Google. O Bing é atualmente o maior concorrente aqui. Com um poder de mercado bem superior a 90% , no entanto, os esforços geralmente se concentravam no Google.

Quais são as vantagens de um bom SEO para o seu site?

A razão pela qual tantos operadores de sites estão envolvidos em SEO – é uma indústria tão grande se desenvolveu em torno do tópico – está, obviamente, diretamente ligada à influência dos motores de busca.

De acordo com estudos atuais, cerca de 95 por cento de todos os usuários no mundo utilizam um mecanismo de busca quando procuram serviços, informações ou produtos. Ao mesmo tempo, apenas os primeiros resultados de uma entrada de pesquisa são geralmente usados. Se você realmente quer ter sucesso, precisa terminar entre os 10 primeiros, ou melhor ainda, entre os 5 primeiros resultados.

Se você estiver na primeira página de resultados de pesquisa do Google com o seu site, você pode se beneficiar das seguintes vantagens.

  • Visibilidade bastante aumentada por meio do posicionamento claro nos 10 primeiros resultados.
  • Aumento significativo de tráfego em seu próprio site.
  • Um aumento significativo nas vendas é possível devido ao aumento do número de usuários.
  • Novas opções de marketing e construção de marca geralmente aprimorada.

Então, rapidamente fica claro por que é importante para tantos participantes do mercado se posicionar de forma bem-sucedida e sustentável com o SEO. É exatamente aqui que reside um dos obstáculos do assunto. Frequentemente, é subestimado o quanto essa tarefa é tediosa e a quais tarefas um bom SEO pode estar associado. Porque: Somente um bom SEO faz sentido.

Se você abordar o assunto incorretamente, poderá prejudicar ainda mais a sua própria posição do que melhorá-la.

O custo e o esforço por trás do SEO

Frequentemente, a questão do SEO está diretamente ligada à questão dos custos. Deve-se dizer que é praticamente impossível esclarecer os custos antes de uma análise detalhada. Cada projeto é único e diferentes etapas são necessárias dependendo das palavras-chave escolhidas, o ponto de partida da página e o objetivo desejado.

O esforço pode mudar de acordo e, portanto, as promessas de algumas ovelhas negras, que prometem uma posição Y no Google por um preço X, devem ser vistas como extremamente duvidosas.

 

O SEO deve ser visto como uma tarefa de longo prazo. Embora a primeira otimização possa ser vista como um passo importante, a página inicial ainda precisa de atenção depois. A otimização constante em linha com as análises e mudanças do mercado é importante para manter uma posição estável e atingir o grande objetivo de longo prazo.

Isso torna o SEO um projeto paralelo constante – que também é a razão pela qual tantos operadores de sites decidem colocar esse trabalho em mãos confiáveis. Mas quais são as medidas típicas que estão em pauta nesta área?

  • Análise da situação inicial para desenvolver o conceito certo.
  • Decisão sobre uma palavra-chave e uma otimização correspondente do seu próprio conteúdo.
  • Projete textos e conteúdo sofisticados que sejam interessantes para visitantes humanos e, portanto, para mecanismos de pesquisa.
  • Uma otimização técnica da página, a chamada otimização on-page.
  • Estabelecimento de redes de links e links, a chamada otimização offpage.
  • Monitoramento e análise constante do progresso.

Tantas tarefas que mostram por que tantas pessoas consideram o assunto muito complexo. A primeira etapa é bastante simples: registrar sua própria página no “Search Console” do Google já é a base para o SEO. A partir daqui, é uma questão de trabalhar as várias etapas para um posicionamento de sucesso.

SEO – vale a pena para mim?

No final do dia, a questão dos custos e benefícios sempre pode ser respondida claramente para o SEO. Quase nenhuma outra área é tão importante para um marketing de sucesso na Internet e para aumentar a visibilidade.

Mas também fica claro que este é um tópico complexo e demorado. Nesse sentido, vale a pena ter um especialista do seu lado que, em caso de dúvida, o orientará desde o primeiro passo e o ajudará nos primeiros passos.

Depois de entrar no tópico e ver o primeiro progresso, rapidamente fica claro por que o SEO é realmente tão importante e popular.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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