3 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

SENAI-SP abre 1500 vagas gratuitas para Cursos de Aprendizagem Industrial

Compartilhe essa notícia!

Jovens entre 14 e 24 anos podem participar do processo seletivo e garantir uma qualificação para o primeiro emprego; inscrições acontecem até o dia 12 de junho

O SENAI-SP acaba de abrir 1500 vagas para Cursos de Aprendizagem Industrial no estado de São Paulo, com início previsto para o segundo semestre de 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por jovens que tenham concluído o Ensino Fundamental II, com idade máxima que permita o término do curso antes dos 24 anos.

 

O Curso de Aprendizagem Industrial do SENAI-SP é destinado a quem busca capacitação para o primeiro emprego e auxilia na inserção do jovem no mercado de trabalho. O aluno desenvolve competências fundamentais para atuar em áreas do setor industrial como Administração e Gestão, Construção Civil, Design Gráfico e de Moda, Fabricação Mecânica, Logística e Transporte, Mecânica Automotiva, Mecatrônica, Refrigeração e muito mais.

 

As vagas estão distribuídas em 38 unidades do SENAI-SP: Brás, Vila Alpina, Mooca, Vila Leopoldina, Tatuapé, Santo Amaro, Ipiranga (capital paulista); São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Santo André, Osasco, Guarulhos, Suzano, Diadema, Jandira (Grande São Paulo); e Taubaté, São José dos Campos, Jacareí, Sorocaba, Alumínio, Mairinque, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Americana, Jaguariúna, São João da Boa Vista, Iracemápolis, Jaú e Votuporanga (interior).

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.sp.senai.br/processo-seletivo/aprendizagem-industrial-comunidade até o dia 12 de junho. A seleção é realizada no dia 25 de junho, por meio da aplicação de uma prova contendo 60 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e distribuídas em três blocos: 20 de Português, 20 de Matemática e 20 de Ciências.

 

Todas as informações sobre quantidade de vagas, cursos disponíveis e edital completo podem ser acessadas no mesmo portal, assim como o acompanhamento do processo seletivo.

 

Cursos de Aprendizagem Industrial – Comunidade

 

Em março deste ano, o SENAI-SP abriu vagas de Aprendizagem Industrial na modalidade “Empresas”, em que as empresas indicavam aprendizes para a realização do curso atrelada à uma contratação. Já as novas vagas são referentes à modalidade “Comunidade”, sem a necessidade de uma carta de indicação de empresa e vínculo empregatício, portanto aberta para o público.

 

Em ambas as modalidades, os cursos têm duração de até dois anos e, ao final, os alunos recebem um Certificado de Aprendizagem Industrial, que amplia as possibilidades de contratação no mercado de trabalho. Os requisitos de idade mínima e máxima variam de acordo com o curso desejado e não se aplicam para pessoas com deficiência.

Acesse abaixo o cronograma completo de inscrições, prova e matrículas:

 

Inscrições: até 12/06/2023

Prova: 25/06/2023

Resultados: 17/07/2023

Matrícula classificados (1ª chamada): 17 a 19/07/2023

Matrícula suplentes (2ª chamada): 20/07/2023

Matrícula suplentes (3ª chamada): 21/07/2023

Link de inscrição: www.sp.senai.br/processo-seletivo/aprendizagem-industrial-comunidade

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de apoiar o aumento da competitividade da indústria por meio de ações de educação profissional, inovação e tecnologia, e empreendedorismo industrial. 

Com mais de 80 anos de atuação, o SENAI-SP supera 1 milhão de matrículas anuais, abrangendo desde cursos para a qualificação básica até a pós-graduação, nas modalidades presencial e online. São 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado de São Paulo, além de 78 escolas móveis, que levam soluções customizadas para a indústria.

A instituição oferece soluções em inovação e tecnologia, atuando nas mais diversas áreas de competência, como alimentos e bebidas, biotecnologia, energias renováveis, manufatura avançada e logística, reunindo profissionais qualificados e infraestruturas tecnológicas, como o Centro de Conectividade, o Laboratório de CyberSegurança, e o OpenLab da Indústria 4.0.

Na área de empreendedorismo industrial, atua com programas de aceleração de startups, de inovação aberta, intraempreendedorismo e cultura inovadora, com soluções para indústrias de todos os portes e setores.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!