19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Semana Mundial do Cérebro: como manter a mente ativa

Compartilhe essa notícia!

Jogos pedagógicos exercitam o cérebro e ajudam a prevenir o aparecimento dos sintomas de doenças como o Alzheimer 

 

Estamos na Semana Mundial do Cérebro, campanha que fala sobre os avanços da neurociência e a importância dos cuidados com a saúde do cérebro. Graças às pesquisas, hoje sabemos que exercitar o cérebro ajuda a manter habilidades como memória, raciocínio, foco e criatividade.

 

É por isso que o SUPERA, a maior rede de escolas de ginástica para o cérebro presente em todos os estados do Brasil, apoia esta campanha global, lançada há mais de 20 anos pela ONG Dana Foundation nos EUA. A campanha vai até domingo (19), com uma série de atividades para manter a mente ativa.

 

A ação vai mobilizar as escolas da rede em todo o país, que vão contar com uma programação especial para a Semana, com atividades como oficinas de memória, campeonatos de jogos, aulas de ginástica para o cérebro, entre outras.

 

O SUPERA, enquanto escola dedicada ao desenvolvimento cognitivo, sabe o quanto é importante investir em estudos que nos permitem cuidar da saúde da mente e do cérebro. Acreditamos que, disseminando informação e conhecimento, levamos ao público uma mensagem forte: todos nós podemos estudar, entender e treinar o cérebro, para sermos mais produtivos e saudáveis.

 

Dicas para manter a mente ativa 

 

Beba 2 copos de água ao acordar, nos primeiros 30 minutos do dia: A água é necessária para a filtragem de resíduos e para o equilíbrio de fluidos. Dois grandes copos de água compensam o déficit líquido que você teve durante o sono. Estudos com crianças mostram que beber mais água aumenta sua capacidade para executar as tarefas mentais. Você já hidratou seu cérebro hoje?

 

Leia um resumo de algum livro durante o café: Aqueles minutinhos livres de pausa no trabalho podem ser mais eficientes se você procurar ler resumos de livros “inteligentes”. Pesquise pelo título do livro, por exemplo,  “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes resumo”.

 

Ouça podcasts no trânsito: Mesmo que você leve apenas 10 minutos de casa até o trabalho ou até a faculdade, aproveite o trânsito para carregar intelectualmente o seu telefone com um conteúdo inteligente. Você pode buscar por palestras interessantes, audiobooks ou até mesmo podcasts de seus autores favoritos.

 

Beba chá verde: Enquanto a cafeína é a principal responsável por fazê-lo despertar, o chá verde contém um aminoácido (L-teanina) que provoca o aumento das ondas cerebrais.

 

Na prática, isso significa que o chá verde vai relaxá-lo sem induzir a sonolência. É por isso que a L-teanina está disponível como um suplemento para ajudar no relaxamento, melhorar a capacidade de concentração e aumentar a saúde cardiovascular.

 

Abandone o açúcar durante o dia: Caso você não consiga se livrar daquele “docinho” durante o dia, cuide para não ingerir doses de açúcar nos momentos em que precisa se concentrar. Altos níveis de açúcar interferem no funcionamento do cérebro. Substitua o doce por uma fruta após o almoço.

 

 

Sobre o Método SUPERA

O Método SUPERA Ginástica para o Cérebro, que hoje conta com 200 escolas no Brasil, foi criado em 2006 pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, após anos de pesquisas.

À época, o fundador buscava forma de ajudar o filho caçula a melhorar sua capacidade de concentração nos estudos. As ferramentas que ele encontrou e reuniu em um método agora ajudam também milhares de pessoas, desenvolvendo seu cérebro e transformando vidas.

Na última década, enquanto a marca se estruturava, aprimorava e fortalecia, as pesquisas neurocientíficas comprovaram diversas vezes que o cérebro pode se modificar através de estímulos. É exatamente esta a proposta do curso.

Com ábaco, jogos e apostilas de desafios lógicos, o SUPERA treina foco, memória, raciocínio e criatividade, além de promover competências socioemocionais como autoestima, disciplina e relacionamento.

 

 

Assessoria de imprensa Supera

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!