SB24Horas

Notícias na hora certa!

Semana do Artesão profissionaliza e fomenta a economia criativa em Santa Bárbara

Uma semana para exaltar, incentivar e valorizar o artesanato barbarense. A Semana Municipal do Artesão aconteceu entre os dias 13 e 20 de março em Santa Bárbara d’Oeste e profissionalizou artesãos da cidade e trouxe à população o melhor comércio de artesanato e oficinas, atendendo a Lei Municipal nº 4.112.

Os artesãos credenciados à Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira” iniciaram a comercialização de seus trabalhos feitos à mão na Praça 9 de Julho, em frente a Casa do Artesão, no dia 13 de março. Outras feiras foram realizadas com 16 artesãos credenciados na Praça Central, nos dias 19 e 20 de março, durante o Festival Blues & Folk.

Já no dia 14 foi ofertado de forma gratuita aos artesãos e público em geral o curso “Empreenda Rápido Primeiros Passos”, em parceria com o Sebrae Aqui, com a presença de 20 participantes, no Centro de Atendimento ao Turista.

As 11 oficinas de artesanato, ministradas pelos artesãos, entre os dias 13 e 18 de março, contaram com 32 participantes, contemplando as técnicas de Entraleçamento com pedrarias, Bordado com pedrarias, Crochê amigurumi, Macramê, Costura Artística, Crochê com fita de cetim, Montagem com fitas e Decoupage.

Outra oficina “Fitas Progresso sobre Personalizado de Luxo para a Páscoa” foi promovida no CAT. Ministrado pela designer de mimos de luxo Michele de Miranda, no dia 22 de março, com a participação de 19 pessoas, a capacitação trouxe o Chocobox, utilizando o tecido corino, fita de cetim da Fitas Progresso e apliques, e a Caixa Coelho, utilizando uma caixinha de acrílico, fitas de gorgurão da Fitas Progresso, coelho de biscuit e apliques.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, a Semana do Artesão integrou diferentes ações e oportunizou a capacitação dos profissionais cadastrados no Mapa da Cultura Barbarense. “A Casa do Artesão nasceu como um diferencial nessa proposta ao se tornar o ponto de referência das iniciativas da Secretaria para o seguimento. O prefeito Rafael Piovezan vem acompanhando o desenvolvimento das ações voltadas ao artesanato e estimulando a capacitação profissional dos fazedores de cultura da cidade”, complementou.

Exposição “Roldão 2022”

Segue aberta até o dia 31 de março a mostra “Roldão 2022 – Vida e arte de Roldão de Oliveira” nas unidades administrativas do Centro de Atendimento ao Turista (CAT): Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste e Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”, localizados na Rua João Lino, 362, no Centro. A visitação é gratuita e acontece de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Além das peças em madeiras do artista, a exposição conta com fotos e relatos sobre a vida do artesão e suas inspirações. A ação faz homenagem à memória de um cidadão barbarense e renomado artesão, o qual contribuiu para o progresso e desenvolvimento do artesanato local, bem como teve grande participação no contexto cultural e histórico do Município.