21 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Semana de Arborização Urbana é encerrada com ações educativas no SENAI e Supermercado São Vicente

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, encerrou a programação da Semana de Arborização Urbana com duas ações educativas nesta sexta-feira (22). As atividades foram realizadas no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e no Supermercado São Vicente do São Vito.

 

No SENAI, cerca de 90 alunos participaram de uma ação de sensibilização sobre o despertar da consciência ambiental e de dinâmicas sobre sentir a natureza e o valor das árvores. Também houve a distribuição de sementes, mudas de alface, doadas pelo Viveiro Plant e Colha, e materiais educativos, além de plantio de três ipês brancos e a exposição da maquete da sustentabilidade.

 

Já no Supermercado São Vicente do São Vito, a abordagem foi realizada junto aos funcionários e consumidores. Os participantes receberam orientações sobre o plantio de árvores e cultivo de hortaliças, mudas, materiais educativos e sementes doadas pela Cati – Casa da Agricultura de Americana.

 

“A Semana de Arborização Urbana proporcionou muitas realizações, com ações planejadas para todos os públicos, visando atingir o maior número possível de pessoas para a conscientização da preservação do meio ambiente, sobretudo os cuidados e a importância das árvores. Esta gestão tem como prioridade a qualidade de vida, o bem-estar da população e o cuidado com o meio ambiente. Agradecemos a todos que participaram e apoiaram os eventos”, disse o secretário de Meio Ambiente de Americana, Fábio Renato de Oliveira.

 

“Foi uma semana em que intensificamos as ações de educação ambiental, promovendo a integração dos participantes em torno do tema da arborização urbana. A Secretaria de Meio Ambiente tem uma cartilha de 43 projetos educativos, diversas parcerias em projetos ambientais, como na realização da Feira de Meio Ambiente e da Exposição de Agricultura Urbana e buscamos agregar mais colaboradores e apoiadores para estendermos e ampliarmos este trabalho na cidade”, completou a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.

 

A programação da Semana de Arborização Urbana começou na segunda-feira (18), com uma ação educativa ambiental envolvendo cerca de 200 alunos da Casa da Criança Graúna, na região da Cidade Jardim. Foi feito o plantio de duas mudas de ipê branco, além de apresentação do conto “Os amigos do meio ambiente contra a poluição”, exposição da maquete de sustentabilidade e distribuição de materiais educativos e sementes.

 

Na terça-feira (19), foi realizada uma ação de sensibilização no Jardim Botânico, com a abordagem de cerca de 200 pessoas e entrega de mudas de ipê branco, ipê mirim, resedá, quaresmeira e oiti.

 

Funcionários e consumidores dos supermercados Pague Menos e São Vicente participaram, na quarta-feira (20), de ação de educação ambiental. Os participantes receberam mudas de hortaliças, orientações sobre o plantio, material educativo e informações sobre reciclagem.

 

Na quinta-feira (21), Dia Mundial da Árvore, o prefeito Chico Sardelli, o vice Odir Demarchi e o secretário de Meio Ambiente Fábio Renato de Oliveira participaram de ação na Praça Manoel Françoso, no Jardim Brasília. Na ocasião, foi inaugurado o espaço Cantinho da Leitura “Jequibibá”, lançado o livro “O gigante e o vento”, de autoria de Edna Nardi Camilo, idealizadora do Movimento Ações Sementinhas.

 

Ainda na quinta-feira (21), como parte da Semana de Arborização Urbana, o prefeito Chico Sardelli recebeu 415 mudas de árvores da empresa Rumo Logística para o projeto de reflorestamento e adensamento de flora na área de preservação permanente do Ribeirão Quilombo.

 

As ações contaram com as participações das Secretarias de Educação e de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal de Americana, Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Unidade de Parque e Jardins, Unidade de Licenciamento Ambiental, Unidade de Limpeza Pública, Jardim Botânico, Viveiro Municipal, Cati – Casa da Agricultura de Americana, Viveiro Plant e Colha, Movimento Ações Sementinhas, Emei Ceci, Casa da Criança Graúna, empresa Papirus, Rumo Logística, supermercados Pague Menos e São Vicente, SENAI, entre outros apoiadores.

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

 

Fotos: Marilia Pierre

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!