Semana da Saúde Bucal tem saldo positivo

Promovido pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, a “Semana da Saúde Bucal” contou com mais de 60 exames em casas de repouso do município, além de atividades educativas. O evento realizado pelos setores do NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Saúde Bucal tem o apoio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), secretarias de Governo, de Cultura e Turismo e de Educação, além da Câmara Municipal. A Prefeitura realiza diversas ações ao longo do ano com foco nas áreas de promoção e prevenção na área de saúde bucal. A Semana buscou evidenciar o assunto, incentivando a população sobre o tema.

 

As atividades iniciaram no dia 28 de outubro com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais e estaduais, além de apresentação dos teatros “Emília e o jacaré” e Morgana e a fada Bela”, no Museu da Água.  A programação seguiu até o dia 30 de outubro com capacitação de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Estratégia Saúde da Família (ESF). A Semana contou também com exames de Prevenção do Câncer Bucal feitos por semiologistas da rede pública municipal em casas de repouso da cidade.

 

Os teatros educativos realizados em escolas da cidade ressaltaram a importância da escovação e do prejuízo da cárie de forma educativa e simples. Na capacitação aos agentes, a ideia foi integrar o agente com a Equipe de Saúde Bucal para que os mesmos tenham uma visão da odontologia, dos problemas mais recorrentes em boca, podendo utilizar parte do conhecimento adquirido durante suas visitas domiciliares rotineiras. Já na Campanha em casas de repouso foram feitos exames com o objetivo de diagnosticar qualquer situação que sugira uma complicação futura, justamente na população mais prevalente para essa aparição, além de orientações rotineiras aos pacientes, cuidadores e familiares.

 

O coordenador da Saúde Bucal, Amauri Balan, enfatizou que as atividades educativas e preventivas da Semana ofereceram a comunidade informações sobre a saúde bucal e ao auto cuidado. “Vejo de forma positiva esta semana, pois além de divulgar o trabalho realizado pela Coordenadoria de Saúde Bucal e equipe em nosso município, informa a população dos meios de acesso ao trabalho odontológico, além de educar, conscientizar e prevenir sobre saúde bucal, alcançando todas as faixas etárias”, comentou.

 

Comentários

Notícias relacionadas