18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sem tempo para viagens longas? Faça um bate e volta e saia da rotina!

Compartilhe essa notícia!

Um intervalo na rotina e uma viagem curta podem ajudar – e muito – a encarar os desafios do dia a dia

Viajar certamente é um dos grandes prazeres da vida, e não há quem diga o contrário. Entretanto, antes de pegar um Cometa e seguir sem rumo Brasil afora, é preciso adotar uma série de cuidados.

O primeiro deles é referente ao planejamento. A correria do cotidiano acaba minando os momentos de disponibilidade de grande parte das pessoas. Seja por motivos de trabalho, estudos ou razões pessoais, acaba sendo bem difícil arranjar um tempo para viajar.

Uma excelente saída para quem deseja tirar um breve período para relaxar é apostar no famigerado bate e volta. A modalidade é repleta de vantagens, que vão desde o baixo orçamento necessário, passando pela carência de apenas um curto período, indo até os benefícios gerados para uma melhor qualidade de vida.

Além de extremamente agradável, uma viagem bate e volta é plenamente capaz de renovar energias em apenas um final de semana. Pensando nisso, preparamos este artigo para auxiliar todos aqueles que desejam curtir um feriado prolongado, ou até mesmo, um sábado e domingo diferenciado.

Organizando o planejamento

O primeiro passo para constituir um planejamento ideal é estabelecer o destino. Nessa etapa, é necessário considerar diversos fatores, como: a distância até o destino, o valor que pode ser desembolsado, o tempo disponível e os gastos sazonais.

Geralmente, devido às distâncias mais curtas, as viagens são realizadas de carro ou ônibus. O transporte aéreo também é uma opção, porém, além dos custos mais elevados, ele necessita de maior tempo e disposição.

Um exemplo clássico: um indivíduo sai de São Paulo com destino à capital carioca. Nesse caso, ônibus e carro não apresentam grandes variações, e o percurso é realizado por volta de cinco ou seis horas. De avião, o trajeto é calculado para ocorrer em 45 minutos.

A decisão parece óbvia quando observamos o tempo despendido em cada uma das alternativas. Entretanto, é preciso ponderar sobre condições primordiais: se você estará sozinho ou acompanhado, se haverá crianças junto, o quão confortável você fica ao assumir o volante e, sobretudo, como está sua disponibilidade de tempo.

O mais importante, como mencionado, é se atentar ao prazo acessível, considerando uma margem para paradas e possíveis contratempos.

Montando o roteiro

Definido o destino que mais encaixa ao seu planejamento, o próximo estágio é traçar o roteiro de atividades. Pesquise sobre o local escolhido, converse com amigos e familiares que já visitaram a região, procure estabelecer prioridades e metas de despesas diárias. Tudo dependerá do seu objetivo, muitas pessoas, por exemplo, elegem o destino idealizando apenas um descanso tranquilo num bom hotel.

Caso opte por visitar pontos turísticos e outras atrações, revise avaliações específicas, horários de funcionamento, preços e, sem falta, a previsão do tempo, pois algumas atividades só são possíveis com o clima agradável, sem chuvas e ventos fortes.

Lembre-se de que a viagem é apenas um bate e volta, e seu tempo é extremamente precioso. Por isso, aproveite a distribuição das atividades da melhor maneira possível, pensando sempre em um plano B — caso seja impossível realizar determinado passeio, ocupe o tempo com outro propósito.

Fazendo as malas

Avisos nunca são demais, então, aqui vai um fundamental: leve apenas o essencial!

A principal característica de uma viagem bate e volta é o curto período de tempo despendido no passeio. Assim, separe uma bagagem que se adéque ao tempo restrito — geralmente dois ou três dias —, considerando os aspectos gerais do destino, como o clima, geografia e atividades possíveis.

Repelente, óculos de sol, chinelos, protetor solar, toalhas e guarda-chuva são alguns itens que costumam ser esquecidos, obrigando o viajante a realizar compras pela cidade desconhecida, ou seja, gastar inesperadamente.

Objetos para higiene pessoal, bem como medicamentos, também devem ser separados com antecedência.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!