SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sem projetos de lei, Câmara de Santa Bárbara entra em mais uma reunião com foco em títulos e moções

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Sessão desta terça-feira (5) terá quatro títulos de “Cidadão Barbarense” e seis moções de aplauso – nenhum projeto novo em pauta

A 27ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, marcada para esta terça-feira, 5 de agosto, às 14h, terá mais uma vez uma pauta esvaziada de discussões legislativas relevantes. Nenhum projeto de lei de autoria dos vereadores será debatido. A sessão se resume à apreciação de quatro projetos de decreto legislativo para concessão do título de “Cidadão Barbarense” e seis moções — em sua maioria, moções de aplauso.

Entre os homenageados com o título de cidadania estão Cláudio Vinicius dos Santos Britto, Luciana Aparecida Fonseca de Godoy, Janderson Caproni de Carvalho e Juarez Batista de Souza, indicados respectivamente pelos vereadores Paulo Monaro, Joi Fornasari, Rony Tavares e Arnaldo Alves.

Na segunda parte da reunião, os parlamentares votarão moções que, embora tragam visibilidade a personalidades e instituições, reforçam uma dinâmica de atuação legislativa voltada mais para homenagens do que para soluções concretas aos problemas enfrentados pela cidade.

Entre os autores das moções estão:

Juca Bortolucci, com apelo à presidência da Coca-Cola sugerindo a instalação de uma fábrica em Santa Bárbara d’Oeste;

Paulo Monaro, com moção de aplauso ao bispo Dom Devair Araújo da Fonseca;

Marcelo Cury, homenageando o atleta de jiu-jitsu João Pedro Lopes de Paula;

Carlos Fontes, com apelo ao DER de Rio Claro para controlar a presença de capivaras na Rodovia SP-308;

Tikinho TK, com aplauso ao músico Rennan;

E o presidente da Casa, Júlio César Kifú, homenageando a Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara por sua atuação acadêmica e comunitária.

Apesar da relevância simbólica de títulos e homenagens, chama atenção o vazio de propostas efetivas em forma de projeto de lei. A reunião reforça um padrão que se repete com frequência na atual legislatura: o foco em atos protocolares e pautas comemorativas, em detrimento da criação de políticas públicas, revisões legais e respostas legislativas às necessidades urgentes da população barbarense.

“Santa Bárbara d’Oeste precisa de vereadores que legislem, não apenas de celebradores”, comenta um morador do Jardim Pérola, indignado com a falta de projetos concretos nas últimas sessões.

A cidade que enfrenta desafios em mobilidade, saúde, infraestrutura, segurança e habitação, entre outros, vê sua Câmara Municipal cada vez mais distante da missão de legislar com foco em soluções e fiscalização efetiva do Poder Executivo.

A sessão será realizada no Plenário Dr. Tancredo Neves e transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal. A população pode acompanhar presencialmente ou pelas plataformas digitais.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!