O Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d’Oeste anunciou, por meio de comunicado oficial à população, que a categoria entrará em greve a partir da próxima segunda-feira, 4 de agosto. A paralisação afetará as atividades nas escolas da rede pública municipal e ocorre após uma série de tentativas frustradas de diálogo com a Prefeitura.
Segundo o Sindicato, a greve foi motivada por descontos considerados indevidos nos salários dos professores, realizados pela administração municipal. A entidade alega que, ao longo dos últimos 30 dias, buscou por todos os meios demonstrar a irregularidade desses descontos, inclusive recorrendo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para mediar a situação.
No entanto, de acordo com a nota, a Prefeitura não compareceu à audiência marcada no TRT na última quinta-feira (31/07), o que foi interpretado pelo Sindicato como um ato de descaso tanto com os educadores quanto com o Judiciário e a própria população.
“Não era a intenção da categoria realizar a paralisação, mas diante dos prejuízos irreparáveis causados pelos descontos indevidos, não houve alternativa”, declarou a entidade no comunicado.
A decisão de entrar em greve deve impactar diretamente o cotidiano de milhares de famílias barbarenses, principalmente alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O Sindicato pede a compreensão da população e responsabiliza o prefeito pela omissão que levou à interrupção das atividades escolares.
Até o momento, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste não se manifestou oficialmente sobre o comunicado da greve, nem sobre os apontamentos feitos pelo Sindicato. A expectativa é que novas rodadas de negociação possam ocorrer ao longo da próxima semana, caso haja interesse por parte do Executivo em retomar o diálogo com a categoria.
A reportagem seguirá acompanhando o desenrolar da situação e atualizará os desdobramentos assim que novas informações forem divulgadas.
VEJA TAMBÉM
Desenvolve Santa Bárbara disponibiliza 1.352 vagas de emprego
Cultura divulga instituições sociais selecionadas para a Praça de Alimentação do Festival Raízes e 33ª Feira das Nações
Bebê nasce dentro de ambulância em Santa Bárbara d’Oeste: parto é realizado com sucesso pela equipe do SAMU e Corpo de Bombeiros