SB24Horas

Notícia na hora certa!

Sei ou não “CEI”? Eis a questão…

Montagem: Dennis Moraes

Por Dennis Moraes

 

Olá amigos, quanto tempo não é mesmo!? E que assunto polêmico para começar 2022 eim…

De cara já mando um grande abraço aos meus haters. Leiam com atenção tá! Amo vocês!!!

Ahhh o SUS!!!

O Sistema Único de Saúde (SUS) já tem mais de 31 anos  de existência, quase a idade de Cristo. O Sistema foi criado pela (Lei 8080/1990 do dia 19 de setembro de 1990) que desde então levou a uma trajetória de muito esforço e desafios enfrentados, diariamente, para proporcionar e garantir o direito universal à saúde como dever do Estado. Com a chegada da pandemia em 2020, vimos o SUS ser surrado e estrangulado pela corrupção de vários políticos de nosso país que se aproveitaram do momento pandêmico para gastar mais e comprovar cada vez menos suas ações, se aproveitando demais do estado de calamidade decretado pelo presidente da república no dia 20 de março de 2020.

Vamos falar de nossa cidade, sim, Santa Bárbara d´Oeste vive um momento difícil na saúde assim como todas as cidades de nosso país. Desde a semana do natal, os Pronto Socorros Dr. Afonso Ramos e Dr. Edson Mano estavam lotados com vários munícipes reclamando sobre a falta de educação dos profissionais, médicos e a falta de medicamentos.  O fim do feriadão de ano novo entupiu literalmente os pronto socorros com vários pacientes com sintomas gripais, além dos casos suspeitos de COVID-19.

O vereador Felipe Corá (Patriota) protocolou, ontem (4), na Câmara Municipal, um requerimento pela abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o caos no atendimento dos PS´s. O parlamentar já conta com cinco das sete assinaturas necessárias para iniciar essa investigação.

O fato do vereador em questão ter somente cinco assinaturas deve abrir ou não os olhos da população barbarense? Porque dos dezenove vereadores, somente cinco assinaram? Será que os demais vereadores tem motivos para não investigarem? Será que é tudo politicagem?

O poder de uma CEI ( Comissão Parlamentar de Inquérito) é muito debatido nas câmaras municipais. Muitos vereadores usam desse artifício para polemizar e atrair mídia para si próprio e a população tem que abrir os olhos nesse sentido. Sem contar que muitas vezes uma CEI demora demais e o momento é de urgência e soluções imediatas. Será que a CEI é a melhor opção? Se for a melhor opção, só saberemos nos próximos dias. A política barbarense está pegando fogo nos bastidores…

O atual Prefeito Rafael Piovezan deve estar com a cabeça quente com as constantes reclamações que a pasta da saúde vem recebendo não é de hoje. É notório que a falta de simpatia e capacidade da Lucimeire Cristina Coelho Rocha atrapalha demais a conturbada pasta. Acredito muito que o prefeito deve fazer alterações nesta secretaria muito em breve.

Assim como Hamlet disse em seu monólogo na peça homônima de William Shakespeare, o Prefeito Rafael Piovezan precisa demais ouvir a seguinte frase:

Ser ou não ser, eis a questão, existir ou não existir e, em última instância, viver ou morrer”.

O povo barbarense quer uma saúde digna! Não aguarde o legislativo agir, bora vivenciar um tempo de inovação?

 

Bora prefeito!!!

 

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas.

 

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas