O mundo contemporâneo, a partir do avanço tecnológico e da ampliação das trocas na internet, seja nas relações pessoais ou de compra e venda, promoveu uma série de benefícios. No entanto, além das facilidades, trouxe, também, alguns perigos que precisam ser considerados, especialmente por aqueles que utilizam o mundo online como ferramenta de trabalho.
De fato, em um cenário digital cada vez mais competitivo e exposto aos riscos cibernéticos, para quem possui um site, a segurança deixou de ser uma preocupação somente atrelada aos sistemas técnicos. Na realidade, trata-se de uma necessidade estratégica, e é simples explicar a razão disso.
Como melhorar a segurança do site?
Para pequenos negócios, criadores de conteúdo e empreendedores que usam a internet como ferramenta de trabalho, ter um site seguro é a garantia de que a integridade dos dados dos usuários esteja assegurada, conforme frisa a legislação.
Além disso, um site vulnerável, além de comprometer diretamente as informações e estar suscetível a ataques, afeta diretamente a reputação do empreendimento, independentemente do setor em que se encontra. Nesse sentido, o primeiro passo para manter a cibersegurança de um site é escolher o criador certo. Qualquer site seguro terá sempre um certificado SSL (Secure Sockets Layer).
Identifica-se esse certificado a partir do “Https”, que aparece no início do domínio URL de um site. Através de criptografia, o SSL é capaz de proteger a comunicação entre o servidor e o site. Isso impede, portanto, que hackers leiam ou interfiram nas informações que são transmitidas nesse processo.
Outro ponto é que há uma série de camadas de proteção necessárias para deixar um site seguro. Desse modo, a hospedagem confiável é parte elementar disso. Por conseguinte, é fundamental que o armazenamento em nuvem também seja examinado de forma regular para garantir a eficiência contra, por exemplo, ataques DDoS.
Por conseguinte, o backup do site é outro fator importante em termos de segurança. Em tese, os melhores métodos são aqueles que antecipam possíveis ataques. Todavia, em casos de sucesso no ataque, o backup será essencial na recuperação rápida. É por esse motivo que ter uma cópia do site na íntegra, como último recurso, pode ser uma forma de retomar os trabalhos, caso ocorra algum tipo de ataque.
Instalar um firewall e um antivírus no servidor é uma maneira eficaz de bloquear tentativas de invasão e detectar arquivos maliciosos. Além disso, vale investir em plugins ou ferramentas específicas de segurança, como autenticação em dois fatores (2FA), proteção contra ataques de força bruta e monitoramento de atividade suspeita.
Todavia, no fim, registrar o domínio em uma plataforma confiável é importantíssimo, também. O registro de domínio deve ser feito em empresas reconhecidas e que ofereçam suporte técnico. Escolher um registrador confiável evita problemas com clonagem de site, sequestro de domínio e conflitos relacionados à propriedade digital.
No fim, em um mundo cada vez mais digitalizado, garantir a segurança de um site significa investimento contínuo. Trata-se, portanto, de um processo que, além de proteger dados, também concede selo de qualidade e confiança ao empreendimento.
VEJA TAMBÉM
Tarifaço de Trump: Brasil precisa de menos retórica e polarização, e mais de equilíbrio e gestão
Kombi vira picadeiro e leva circo à Praça da Matriz em Poloni
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira eletrônica