Teve início nesta semana a segunda etapa da implantação do Parque das Paineiras, um dos principais projetos de requalificação urbana e lazer do município. As obras estão concentradas na área entre a Avenida São Paulo e a Avenida Santa Bárbara, dando sequência ao maior parque linear da região.
Nesta nova fase, equipes e máquinas atuam na implantação de novas estruturas esportivas, de lazer e convivência, ampliando os espaços públicos destinados à prática de atividades físicas e ao contato com a natureza.
O projeto prevê 1,4 mil metros lineares com academia ao ar livre, estação de calistenia, playground, calçadas acessíveis e ciclovia. Além disso, uma área de aproximadamente 15,4 mil metros quadrados receberá campo de futebol, quadras de vôlei de praia e basquete street, playground, espaço pet, bancos e áreas de descanso.
Outra área complementar, com cerca de 1,2 mil metros quadrados, contará com academia ao ar livre e mobiliário urbano, ampliando as opções de uso do parque por moradores de todas as idades.
Todo o espaço também passará por intervenções de paisagismo, com plantio de árvores de espécies adequadas, além da implantação de iluminação em LED, contribuindo para mais segurança e uso do parque também no período noturno.
Primeira etapa já é referência
A primeira etapa do Parque das Paineiras, entregue em abril de 2025, transformou a área entre a Avenida Antonio Pedroso e a Avenida São Paulo em um novo ponto de referência para lazer e qualidade de vida em Santa Bárbara d’Oeste.
Com mais de 80 mil metros quadrados, o espaço recebeu o plantio de mais de 3 mil mudas de árvores, promovendo a recomposição ambiental e oferecendo diversas estruturas, como pista de caminhada, ciclovia, fonte interativa, playground, academia ao ar livre (inclusive com equipamentos adaptados para cadeirantes), quadras esportivas, espaço pet, rampa de escalada infantil e iluminação em LED.
Com a continuidade das obras, o Parque das Paineiras se consolida como um importante corredor verde urbano, ampliando as áreas públicas de lazer, esporte e convivência no município.




