8 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Secretária de Saúde deve ser ouvida pela CEI da CROSS nesta quarta-feira (30/11)

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores que integram a CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apuração de irregularidades na Saúde devem ouvir, amanhã (30 de novembro), a partir das 15h, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha. O principal objetivo desta CEI, criada no ano passado a partir de pedido do vereador Eliel Miranda (PSD), é investigar se houve negligência na inscrição do paciente Daniel Hauan Santana na CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e se existem casos semelhantes, prejudicando o atendimento a pacientes do Município.

Reportagem publicada no jornal O Liberal, em 10 de fevereiro do ano passado, relatava que Santana aguardava um procedimento para voltar a andar, mas por uma falha da Prefeitura, teria sido incluído na CROSS apenas um dia antes da publicação da notícia, no dia 9 de fevereiro, quando o encaminhamento deveria ter sido realizado no dia 6 de agosto do ano anterior.

Em resposta à CEI, a Prefeitura confirmou a data de cadastro do paciente no dia 6 de agosto de 2020, mas não apresentou o prontuário médico, destacando que essa informação é protegida pelo princípio do sigilo médico. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por sua vez, se limitou a informar que cabe ao Município responder sobre a inserção do paciente na regulação estadual.

A partir dessas respostas, consideradas insuficientes, os integrantes da CEI decidiram, em sua maioria, convidar a secretária, além do munícipe Daniel Hauan Santana, que poderá apresentar o prontuário médico e falar sobre o atendimento recebido no Município. A oitiva de Santana deve ocorrer em data a ser definida pela comissão.

Presidida pelo vereador Eliel Miranda (PSD), a CEI da Saúde conta com a participação do vereador Bachin Jr (MDB), como relator, e ainda tem como membros os seguintes parlamentares: Carlos Fontes (União Brasil), Esther Moraes (PL), Isac Sorrillo (Republicanos), Jesus (Avante) e Kátia Ferrari da SOS Animais (PV). Como o próprio nome já indica, uma Comissão Especial de Inquérito tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais. No entanto, a CEI não julga as pessoas, ela investiga fatos e, ao final, encaminha suas investigações para as autoridades competentes. As oitivas da comissão não são abertas ao público.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!