20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Secretaria de Saúde de Nova Odessa promove palestra com café da manhã para pacientes de ostemia

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promoveu na última sexta-feira (05/05) um encontro seguido de café da manhã com os pacientes do programa de ostomia (aberturas de orifícios para uso de bolsas) que recebem o tratamento na Rede Pública Municipal. A atividade aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Manoel.

 

O encontro esteve sob o comando da coordenadora do programa, enfermeira Jeanne Melo Castro Viana, com o apoio da técnica de Enfermagem Fabiana Cristina Matias, além das profissionais Natalia e Andrea, da DRS (Diretoria Regional de Saúde) 7, de Campinas.

 

A ação, dentro da proposta de humanização do setor, teve ainda a participação da secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano. “Eu solicitei essa reunião para conhecer os pacientes e as demandas deles. Foi bastante positivo e a partir de agora esses encontros serão sistêmicos”, disse Jaqueline.

 

De acordo com Jeanne, o evento durou cerca de 1h30. “A Secretaria Municipal de Saúde preparou esse café da manhã visando ouvir os relatos dos pacientes de ostomia, os convidados especiais. Na ocasião, fizemos avaliação dos estomas, para verificar se está tudo bem, e os pacientes receberam uma necessaire com cinco bolsas e cinco placas da DRS, fornecedora de Campinas”, disse a enfermeira.

 

“Foi importante esse encontro, tanto do ponto de vista dos pacientes, quanto do nosso, profissionais da Saúde, e já estamos programando para que outros venham a ocorrer”, completou”, completou a coordenadora do programa no Município.

 

DEFINIÇÃO

 

Segundo o site da Unifesp, ostoma, ostomia, estoma ou estomia “é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente. Mas, ainda têm pessoas com preconceito ou que olham torto quando alguém diz ou mostra que é ostomizado”.

 

O procedimento cirúrgico cria o estoma, um orifício, na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória. Sem a estomia, os quadros de inúmeros pacientes não teriam solução. A cirurgia é feita para auxiliar a pessoa que tem câncer, ou sofreu acidente, ou nasceu com problema, ou tem alguma doença (doenças inflamatórias intestinais e doença de Chagas).

 

A classificação das estomias deriva de sua função e do local onde foi realizada. Colostomia é uma abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes. Ileostomia é no intestino delgado (fino) para saída de fezes. Urostomia é um pedaço do intestino delgado é conectado ao ureter para saída de urina. Gastrostomia é uma comunicação do estômago com o meio exterior, para permitir a alimentação e fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa não consegue se alimentar pela via oral. E traqueostomia é o procedimento cirúrgico da traqueia com o propósito de estabelecer uma via respiratória

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!