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Região Saúde

Secretaria de Saúde de Nova Odessa passa a informar data e horário de consultas também por SMS

A Craec (Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas) da Secretaria de Saúde de Nova Odessa passou a informar data e horário das consultas aos pacientes da rede pública também por meio de SMS – serviço de mensagens curtas, além do contato telefônico. O mecanismo foi implantado no início deste mês e tem como principais objetivos agilizar o processo e diminuir as faltas, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

A mensagem encaminhada pelos funcionários da Central contém data e horário da consulta, nome do médico e sua especialidade. O envio é feito com 5 dias de antecedência em relação à data do atendimento e assim que o paciente recebe a mensagem, ele já pode responder se estará ou não presente à consulta. “Caso o paciente responda que não poderá estar presente, a Central de Regulação já encaixa outra pessoa no lugar. Isso traz uma agilidade muito grande ao processo e também vai diminuir o número de faltas na rede pública, disse Cocato.

A mensagem via SMS será encaminhada aos pacientes cujo número de telefone celular constar no cadastro da Secretaria de Saúde. No caso daqueles pacientes que tem apenas o número de telefone fixo cadastrado, o aviso continuará sendo feito da mesma forma, ou seja, através de contato telefônico. “Nos dois casos é importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados, para que o aviso da consulta seja eficaz. Importante lembrar que a Secretaria de Saúde está sempre aprimorando os serviços para trazer mais comodidade aos usuários da rede pública de Nova Odessa”, enfatizou o secretário.

CENTRAL. A Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas de Nova Odessa foi criada em 2017 e atua em conjunto com um médico regulador e um médico auditor. O serviço permite o agendamento dos exames e consultas com especialistas da rede pública diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), reduzindo o fluxo de pessoas no Ambulatório de Especialidades. “Buscamos, com esta medida, agilizar os serviços e também possibilitar maior controle dos pedidos feitos tanto pelos clínicos gerais quanto pelos especialistas”, explicou Cocato.

Segundo ele, além de descentralizar o pedido de exames e consultas – que pode ser feito nos cinco postos de saúde da cidade – o Craec também conta com uma auditoria dos pedidos feitos. “O pedido do paciente é enviado ao auditor, que avalia a necessidade do procedimento e consulta. Tudo de forma ágil e rápida”, explicou o secretário. “Muitos casos podem ser resolvidos nos postos de saúde e acabam indo para o pronto-socorro. Com esta regulação, conseguiremos identificar estas situações e orientar melhor os pacientes para que recebam o melhor atendimento”, completou.

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