fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Secretaria de Meio Ambiente de Americana chama atenção para as mudanças climáticas


Com a celebração do Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído no dia 16 de março, a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana está chamando a atenção da população para essa questão e sobre a necessidade de ações que reduzam o impacto sobre o Planeta. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.533/2011.

 

O objetivo é destacar, por meio do projeto da secretaria “Comemorando e Preservando”, a necessidade da discussão e reflexão sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, abordando as ações que podem ser realizadas para o enfrentamento da questão, conscientizando toda a população, segundo o secretário de Meio Ambiente, Eraldo Camargo.

 

A emissão de gases é considerada a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas, alterações que podem ocorrer no clima geral do planeta, provenientes de causas naturais ou de atividades humanas.

 

Notadamente, essas mudanças são constatadas com a elevação do nível do mar, aumento da temperatura, derretimento de geleiras, intensificação de tempestades, dos períodos chuvosos e de secas, entre outros fenômenos, que afetam a vida de todos.

 

Para reduzir o impacto das mudanças climáticas são necessárias mudanças no comportamento frente aos recursos naturais cada vez mais escassos. Medidas simples podem ser adotadas, como:

 

– Manter o motor do carro regulado e com o sistema de eliminação de gases revisado e com catalisador

– Consumir conscientemente poupando os recursos ambientais

– Manter parte do quintal com grama ou jardim

– Plantar e manter árvores e denunciar depredações e desmatamento

– Levar seu filho a pé à escola

– Usar transporte coletivo e não motorizado, tipo bicicleta. O uso excessivo de veículos aumenta os gases do efeito estufa

– Economizar água

– Utilizar produtos certificados, pois são industrializados seguindo práticas de sustentabilidade

– Tirar equipamentos da tomada que não estejam em uso

– Participar da coleta seletiva da sua cidade.

 

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

 

Comentários

Dennis Moraes