Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Secretaria de Meio Ambiente de Americana alerta para preservação de nascentes no Dia do Rio


A Secretaria de Meio ambiente da Prefeitura está divulgando o Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, instituído devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais. Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas e das matas ciliares e o uso inadequado dos solos têm contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano.

Os cuidados devem se iniciar com a preservação das nascentes, pois, são as origens dos rios que abastecem as casas. Elas são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios.

A industrialização, aliada ao crescimento de centros urbanos, está poluindo cada vez mais os rios, através dos esgotos que são despejados diretamente neles sem o devido tratamento. Os despejos químicos de grandes indústrias, ou até mesmo os provocados pelas populações no seu entorno, jogando resíduos e outros detritos, alteram a qualidade e a composição da água, assim prejudicando todos os organismos que dele necessitam.

Para a conservação de nascentes e mananciais em propriedades rurais, podem ser adotadas algumas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas. É preciso entender que precisamos das nascentes e, portanto, o cuidado com os bens que nos são essenciais cabe somente a nós.

Americana possui diversas nascentes, lagos e córregos e recursos hídricos importantes no município, tais como o Rio Atibaia/Represa Salto Grande, Rio Jaguari, Ribeirão Quilombo e o Rio Piracicaba,  o único manancial de abastecimento público do município.

Todos podem ajudar a preservar os rios, córregos, ribeirões, lagos e nascentes. Denuncie desmatamento, invasões em APP – Áreas de Preservação Permanente, descarte irregular de lixo e entulho e queimadas, através do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) no telefone 3475-9024, na Secretaria de Meio Ambiente telefone- 3471-7770, e no GPA – Grupo de Proteção Ambiental nos telefones 153 e 3407-0513.

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes