16 de abril de 2024

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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA O BALANÇO DAS ATIVIDADES DE 2014

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Setor de informática trouxe modernização às escolas

 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba comandada pela secretária, Rita de Cássia Trasferetti, faz o balanço das ações realizadas em 2013. O destaque foi para o setor de tecnologia educacional que neste ano ampliou as aquisições e deu continuidade a modernização da educação de Indaiatuba. Outro destaque ficou com a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) que irá nortear as diretrizes do setor para o município por 10 anos. O projeto está em fase de elaboração e sua aprovação ficará para o início de 2014.

“Esse foi um ano muito produtivo atendemos várias reinvindicações dos professores como a fixação de um terço da jornada; o inicio do Plano Municipal de Educação. Sabemos o quanto é importante o planejamento da educação com qualidade. A otimização dos espaços nas creches também foi fundamental esse ano, pois conseguimos atender um número grande de crianças. Temos a certeza que nosso trabalho é comprometido com todos os envolvidos na educação do municipal”, comenta Rita e continua. “Fizemos um trabalho de fortalecimento do Conselho de Escola e APM [Associação de Pais e Mestres] para aproximar os pais da escola mostrando a importância dessa participação no aprendizado do aluno”, completa.

Em 2013 a Rede Municipal contabilizou um total de 19.448 alunos, distribuídos da seguinte maneira: 4.518 na creche; 4.323 na Pré-Escola; 10.454 no Ensino Fundamental e 153 no EJA (Educação para Jovens e Adultos). De 2012 para 2013 houve um aumento de 805 vagas de creche o que significa uma elevação de 18,24% no atendimento passando de 4.411 vagas em 2012 para 5.216 este ano. A previsão para 2014 é um aumento de 7,66% nas vagas em creches.

Em 2013 a Rede Municipal contou com 992 docentes e 51 ADE’s (Auxiliares de Desenvolvimento Educacional) que é o antigo monitor de creche. O cargo foi criado esse ano e a nomenclatura foi alterada, pois as atribuições foram ampliadas do antigo monitor de creche, para que ele possa trabalhar como cuidador também de crianças com necessidades especiais.

 

Setor de Tecnologia Educacional

No ano de 2013 iniciou o desenvolvimento de atividades virtuais complementares de todas as disciplinas da grade curricular, de acordo com o material didático ‘Conviver e Aprender’ da Rede Municipal, visando melhor rendimento do aluno em 2014. Essas atividades são utilizadas durante a aula com recursos tecnológicos diversificados, como a lousa digital, laboratório de informática e notebooks escolares. Para potencializar o aprendizado global do aluno, este terá a oportunidade de acessar tais atividades em qualquer ambiente fora da escola.

A partir deste ano estão disponibilizados no Portal da Educação todos os livros virtuais desenvolvidos pelos professores da rede municipal de ensino. Para que isso fosse possível, foi necessário o mapeamento e adequação de aproximadamente 400 livros virtuais. O portal da educação foi ampliado com diversas informações gerais relacionadas à Secretaria Municipal de Educação e outras informações correspondentes a segmentos educacionais. Diversas ações pedagógicas foram apresentadas pelas unidades escolares e semanalmente as informações são atualizadas.

As capacitações desenvolvidas no decorrer deste ano foram aplicadas a professores coordenadores no recurso tecnológico lousa digital. Aos professores foram proporcionados plantões de duvidas logo após a entrega dos notebooks que ocorreu no inicio do ano letivo de 2013.

Para complementar as estruturações previstas e continuar os procedimentos de estruturação da Rede Municipal de Ensino, foram adquiridos 60 pontos de acesso remoto, complementando a estrutura física e lógica. Mais 80 computadores para as escolas do Parque das Nações e Jardim Colibri, que serão instalados assim que o prédio for entregue, previsto para o ano de 2014.

Foi disponibilizado rede sem fio em todas as unidades escolares, permitindo que os professores acessem a internet em local apropriado e com rede segura. Portanto o recebimento dos notebooks por parte dos professores foi contemplado, com permissão de acesso em todas as unidades escolares de ensino onde frequentam. Foi entregue um notebook para cada professor da Rede Municipal de Ensino.

Hoje a Rede Municipal conta com 3.300 computadores, sendo 2.100 para uso do aluno, mais 1.200 unidades para os professores. Também foram contabilizados: 16 servidores; 115 switches; 62 roteadores; 170 mesas educacionais; 900 usuários de acesso à internet e 74 lousas digitais. Foram realizados aproximadamente 3.500 atendimentos técnicos.

Os sistemas de gestão evoluíram e foi disponibilizado e implantado no Saber, o Módulo de Manutenção Predial. Este módulo consiste em oportunizar atendimento de forma sequencial e organizada. Desta forma, há agilidade nas prioridades minimizando as intercorrências nos chamados efetuados por toda Rede Municipal de Ensino. Também foram iniciados os testes e implantação do módulo de Suporte Técnico de Informática, Frequência Online, Gerenciamento de Alunos com comunicação online com a Prodesp e levantamento de requisitos para desenvolvimento do módulo de boletim escolar online. Todos os testes e resultados serão prioritários na concepção destes novos módulos previstos de funcionamento em toda Rede Municipal de Ensino a partir do ano de 2014.

Uma novidade concretizada em 2013 que estará à disposição dos alunos para o ano letivo de 2014 é a Mesa Educacional TOQ. Com tecnologia de vanguarda, a Mesa Educacional TOQ permite que os alunos manipulem conteúdos educacionais digitais por meio de uma tela horizontal sensível ao toque, que torna o processo de aprendizagem colaborativo e intuitivo. A tela reconhece vários toques simultâneos, feitos por um ou mais alunos, com uma ou ambas as mãos. Os alunos poderão clicar em botões, arrastar elementos, redimensionar, girar peças, e muito mais, como já habituados a fazer em tablets e outros dispositivos touchscreen, para trabalhar em atividades colaborativas ou individuais. As mesas estão registradas em Ata de Registro de Preço por meio de pregão. O valor de cada unidade é de R$17.512,00 na Ata estão registradas 200 unidades.

A diretora de área de Tecnologia Educacional, Tânia Castanho, fala sobre o setor. “Atualmente estão à disposição de nossos alunos e professores recursos de tecnologia educacional que tem como objetivo integrar de forma diferenciada e diversificada as novas formas de aprendizagem. Podemos dizer que esta aprendizagem é de toda comunidade escolar, pois no ano de 2013 todos os professores receberam um notebook, cedido pela Secretaria para uso pedagógico, como pesquisas elaboração de aulas e demais assuntos”, comenta Tânia e completa. “Os nossos recursos de tecnologia, mesas educacionais. Lousas digitais, laboratórios de informática e notebook escolares estão distribuídos de forma diferenciada entre nossas unidades escolares, sendo que todas as escolas possuem mais de um recurso. Nesse processo se faz necessário, a criação de ações pedagógicas que promovam a integração entre aprendizagem e tecnologia”, conclui.

 

Plano Municipal de Educação

Para elaborar o PME alguns referenciais devem ser atendidos, tais como: a concepção de Educação do Município, utopia da educação, fundamentos da educação, pluralidade das visões, opções sobre as modalidades de atendimento no município, a parceria com o Estado e atendendo ao PNE (Plano Nacional de Educação).

Deve contemplar os referenciais do município, sem improvisações, mas com planejamento e objetivos articulados aos do seu Estado e aos da Nação. “Ao analisarmos a realidade para alterá-la, devemos analisar a lógica que determinou os fatos da realidade atual e se os fatos forem os mesmos, não haverá possibilidade de mudanças sem que se mude a lógica. Para citar um exemplo, no caso da EJA (Educação de Jovens e Adultos): para alterar o desempenho dos alunos que foram excluídos da escola regular, será necessário alterar as formas de ensino para alcançar outros resultados”, explica a secretária de Educação.

O PME deve ser o plano Global do Município, não será representado apenas pela Rede Municipal de Ensino, mas de toda a educação, em regime de colaboração com as escolas estaduais, particulares, do ensino básico do ensino técnico profissionalizante e do ensino superior. Deverá contemplar a valorização dos profissionais da educação, sua formação e sua carreira, a avaliação de seus resultados, a utilização dos recursos tecnológicos para melhorar a aprendizagem e a qualidade da Educação.

O Plano Municipal de Educação (Decênio 2014/2024) iniciou em junho de 2013, quando se reuniram na Secretaria Municipal da Educação de Indaiatuba os membros que constituíram a 1ª Comissão para Capacitação da Equipe da Secretaria Municipal da Educação para a elaboração do PME. Foram discutidos sobre o formato de elaboração e o acerto da prestação de serviço técnicos especializados, optando pela contratação de assessoria e consultoria, ficando a cargo do Professor Ismael Bravo da Campos & Bravo. A partir de julho de 2013, em reunião com Ismael Bravo, foram decididos: o formato de elaboração do Plano Municipal de Educação e seus desdobramentos; a palestra para a Rede Municipal de Ensino e a sociedade civil do município; a ampliação da Comissão de Elaboração em ato legal do poder executivo e a data de realização da oficina de nivelamento sobre a elaboração do PME.

 

Construção, Reformas e Ampliações

 

Em 2013, com recursos municipais, iniciou-se a construção da Emeb localizada no Jardim dos Colibris, no valor total de R$ 7.507.940,63, conforme Concorrência nº 10/2012, contrato nº 07 de 09/01/2013 com a empresa FCBA Construtora Eireli. A Unidade Escolar foi criada através do Decreto Municipal nº 11.903 de 22/11/2013, publicado na Imprensa Oficial do Município em 29/11/2013.

Também em 2013 foram utilizados recursos municipais para a construção do Complexo Educacional do Parque das Nações, iniciada em junho, no valor total de R$ 13.956.780,77, conforme a Concorrência nº 03/2012, contrato nº 313 de 06/06/2012 com a empresa Provence Construtora Ltda. A escola foi criada através do Decreto Municipal nº 11.903 de 22/11/2013, publicado na Imprensa Oficial do Município em 29/11/2013.

Ainda com recursos municipais, duas construções em Unidades Escolares foram iniciadas em 2012 e finalizadas em 2013: a construção da Emeb e Creche localizada no Distrito Industrial, conforme Concorrência nº 06/2012, contrato nº 401/2012, com a Empresa FCBA Construtora Eireli, no valor total de R$ 2.486.134,28. A instalação de um elevador panorâmico na Escola Ambiental Bosque do Saber, no valor total de R$ 433.597,81. Há também que se considerar, a ampliação na EMEB Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, cuja Requisição de Compra nº 827/2013, no valor de R$ 116.796,86, já foi emitida e está em tramitação.

Em fase de conclusão, com vigência até 23 de janeiro de 2014, está a construção da Escola Estadual localizada no Jardim Paulista, Concorrência nº 05/2011, contrato nº 438 de 09/09/2011, com a empresa Luxor Engenharia, Construções e Pavimentação Ltda. O valor total dessa construção é de R$ 3.530.093,73. Os recursos são do Governo Estadual, conforme convênio firmado com a Secretaria de Estado.

Com recursos municipais, iniciou-se através da Concorrência nº 12/2012, contrato nº 662/2012com a empresa Construtora Tutida Ltda. EPP, a reforma da EMEB Profº Luiz Carlos Batista de Moura e EMEB Profª Patrocínia Roblez Provenza, esta última com ampliação. O valor total do contrato é de R$ 1.683.714,98.

Ainda com recursos municipais, há três reformas em Unidades Escolares, iniciadas em 2012 e concluídas em 2013: Emeb Profº Aparecido Batista dos Santos, com valor total de R$ 86.404,13.  Emeb Profª Maria Ignês Pinezzi, com valor total de R$ 938.488,74 e Emeb Dom Ildefonso Stehle, com valor total de R$ 796.265,68.

Foram iniciadas e finalizadas em 2013, através do Pregão Presencial nº 98/2012, Ata de Registro de Preços nº 49 de 30/01/2013, com a empresa Tumi Construções e Empreendimentos Ltda., as seguintes reformas: Emeb Profª Maria José de Campos, no valor de R$ 44.625,89; Emeb Profª Renata Guimarães Brandão Anadão, no valor de R$ 66.627,16 e Emeb Vicente Bernardinette no valor de R$ 120.185,82, este último em fase de conclusão.

Estão em fase de conclusão, referentes à Ata de Registro de Preços nº 49 de 30/01/2013, com a empresa Tumi Construções e Empreendimentos Ltda., as reformas das seguintes Unidades Escolares: Creche Profº Jorge Alves Brown, no valor de R$ 30.381,91; Creche Profª Maria das Dores Tasca Mendes, no valor de R$ 90.498,21;            Creche Profª Marina Dias de Carvalho Macedo, no valor de R$ 19.586,45; Emeb Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, no valor de R$ 11.158,37;             Emeb Profº Osório Germano e Silva, no valor de R$ 61.672,03; Emeb Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, no valor de R$ 22.492,46.

 

Capacitações

A jornada de estudo, no próprio horário de trabalho, tem garantido aos professores da Rede Municipal a oportunidade de intensificar estudos e planejamento com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade das aulas oferecidas aos alunos.

Sabendo que a boa educação se faz com o investimento em conhecimento outro ponto forte ao longo do ano foram as capacitações em serviço e complementares. Em especial muitas horas de capacitação foram destinadas também aos Professores e Auxiliar de Desenvolvimento Educacional (ADEs) das Creches, Professores Gestores, Coordenadores e Orientadores Pedagógicos, tendo como foco a gestão administrativa e pedagógica das escolas, o desenvolvimento infantil, conteúdos e didática das aulas.

Em 2013 outra ação importante nesse sentido foi a assinatura pela Secretaria Municipal de Educação junto ao MEC, do Pacto Nacional Alfabetização da Idade Certa (PNAIC). Esse compromisso representa a multiplicação de esforços para alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino até os 8 anos de idade. Como ação decorrente, 185 professores dos anos iniciais foram capacitados para esse fim. Há previsão dos estudos serem estendidos para 2014.

Além das capacitações voltadas especialmente aos educadores que compõem o grande quadro profissional da Secretaria de Educação, outra atividade são as visitas de acompanhamento ao dia a dia das escolas. Nos últimos anos o conjunto das escolas da Rede receberam milhares de visitas dos profissionais que tem por responsabilidade subsidiar a atuação das escolas são eles: Psicólogos Escolares, Fonoaudiólogos, Professores Orientadores Pedagógicos e Supervisores Educacionais.

 

Avaliação

A AMDA (Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno) é um instrumento de avaliação que a Secretaria Municipal de Educação utiliza para avaliar o desempenho dos alunos da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de subsidiar e nortear as práticas pedagógicas desenvolvidas na Unidade Escolar.

As provas são aplicadas no início do ano (Avaliação Diagnóstica), no meio do ano (Avaliação Semestral) e no final do ano (Avaliação Final) para todos os alunos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil por amostragem no início (Avaliação Diagnóstica), e no final (Avaliação Final).

A Área de Avaliação propicia a elaboração e aplicação de avaliações diferenciadas para Alunos com Deficiência e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, conforme as entrevistas realizadas com o Professor da Turma, a Equipe Gestora da Unidade Escolar, a Equipe de Avaliação e a responsável pela Educação Especial, onde são acordados os conteúdos que deverão compor a prova desses alunos.

De posse desses resultados a Secretaria subsidia a formulação de políticas na área da educação, mediante a elaboração de diagnósticos e recomendações decorrentes da avaliação da educação básica e estabelece metas para serem alcançadas durante o ano letivo pela Rede Municipal de Ensino.

É importante lembrar que o município além do seu próprio Sistema de Avaliação participa das avaliações externas elaboradas pelo INEP como a (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA) ou SARESP elaborada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como também organiza e acompanha todos os processos das avaliações internas e externas da Rede com o objetivo de promover ações de monitoramento em prol da melhoria da qualidade do ensino oferecido pela Rede.

 

PROJETOS

 

Ler Faz Bem

 

Um dos o maiores Projetos da Secretaria de Educação engloba diversas ações referentes à leitura e escrita de livros artesanais e virtuais, desde a ampliação do acervo literário das escolas com milhares de livros novos adquiridos bianualmente até a produção propriamente dita pelos alunos. Com subprojetos (Memória Local na Escola; Livro Virtual; Turma da Leitura, Asas de Papel – Prêmio Sylvia Sannazzaro – Campanha de Incentivo à Leitura), o apanhado de cerca de 15.000 livros produzidos pelos alunos da Rede tem gerado nos últimos anos a Feira Literária de Indaiatuba, que em 2013 contou com a sua 7ª edição. O evento conta com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, em todas as Unidades Escolares e Creches Municipais. Aproximadamente, 30 mil pessoas visitaram a Feira no Centro Esportivo do Trabalhador. Para esse evento, a Secretaria de Educação contou com o apoio da Secretaria de Esportes, SESC Campinas, Sindivarejista, Mann Hummel, Editora Adonis e Bazar e Papelaria Nipon.

 

Memória Local

Consiste na criação de livros com histórias de personalidades indaiatubanas escolhidas pelos próprios alunos. Com a orientação dos professores, os estudantes entrevistaram os depoentes, elaboraram histórias baseadas nos relatos de vida e ilustraram. O projeto iniciou em 2008 sendo desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, Instituto Avisa Lá e Fundação Toyota. A partir de 2013 a Secretaria Municipal de Educação assumiu o Projeto e integrou os conteúdos ao próprio material didático dos 4ºs anos do Ensino Fundamental.

Seu objetivo é contribuir para o reconhecimento da memória da comunidade como fator de valorização pessoal, cultural e comunitário a partir do relato das histórias de vida dos moradores. É também uma maneira de desenvolver práticas sociais de leitura e escrita. Nos últimos anos como produto final, foram produzidos calendários com os trabalhos realizados pelos alunos. O material impresso foi entregue nas escolas municipais.

 

Livro Virtual

Como subprojeto do Ler faz Bem, é uma iniciativa que visa à construção de um Livro em ambiente virtual, utilizando os recursos tecnológicos e programas disponíveis nas escolas. O projeto é destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, bem como às Classes de Educação Especial Exclusiva e a EJA (Educação para Jovens e Adultos). Tem como objetivo desenvolver o hábito da leitura, de textos e proporcionar atividades colaborativas, pois amplia os momentos de interação com os livros, potencializando a criatividade. Nesta perspectiva, escrever um livro em um ambiente virtual tem como finalidade associar a leitura e a escrita com a tecnologia. Desta forma, o recurso didático é ampliado e promove novas possibilidades de uso, em formatos diversificados de aprendizagem.

O processo de construção do livro é um complemento da proposta pedagógica do professor e inicia com a leitura e a compreensão do regulamento. Em seguida, passa pela eleição do tema, ou história a ser escrita, e a produção conta com a participação de todos os estudantes da classe. Eles leem, escrevem, revisam, ilustram e, desta forma, aprimoram o texto e o trabalho em grupo. Para a formatação do livro virtual são utilizados os recursos tecnológicos disponíveis na Unidade Escolar.

VENCEDORES DO LIVRO VIRTUAL: 1ºB EMEB Prof. Antônio Luiz Balaminuti – Professora Lilian Jociele Pereira Calefo; 2ºA EMEB Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro – Maria Teresa Vacilotto Silvestre; 3ºA EMEB Prof. Osório Germano e Silva Filho – Valdice Marques de Jesus Brito; 4ºB EMEB Prof.ª Maria José Ambiel Marachini – Josiana Freitas Alves; 5ºA EMEB Prof.ª Maria José Ambiel Marachini – Ana Paula Pasqualino Kitagawa; PAEE CA-2 Emeb Benedita Wagner de Campos (NASEJA) – Joana Canfora Soares Souza; EJA T II A Emeb Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro – Michelle Fernanda de Oliveira.

 

Asas de Papel

O Prêmio Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro tem o objetivo de ampliar os projetos de leitura das escolas para além dos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar, o prêmio surgiu dentro do Projeto Ler Faz Bem, em 2013. As escolas interessadas enviaram seus portfólios contando suas ações de envolvimento e divulgação da importância da leitura e uma comissão pode analisar essas ações. Foram 10 escolas premiadas que ganharam vários títulos de livros de literatura para incrementar suas bibliotecas.

 

Projeto Mind Lab

O Programa Mente Inovadora é um projeto de reconhecimento internacional, realizado nos 5ºs anos de 10 escolas municipais, que teve como premissa o desenvolvimento de estratégias de raciocínio e métodos metacognitivos contando sempre com a atuação dos professores como mediadores desta aprendizagem. O programa contou com uma assessoria contratada que supervisionou e capacitou os trabalhos realizados pelos professores nas escolas. Fez parte desse projeto também a aquisição de um farto acervo de jogos educativos que foram as ferramentas para a realização das ações aqui planejadas e executadas.

 

Projeto Aprender a Aprender

As travessuras do Amarelo – projeto também de repercussão internacional, desenvolvido com os 5ºs anos de seis escolas municipais que teve como objetivo promover a auto-regulação nos alunos. Trouxe como resultados: o incentivo a competência e autonomia dos alunos para os estudos e ações cotidianas. Baseado numa metodologia que foi possível ser discutida e experiência pelos alunos, esse projeto teve como diretriz a vivência do chamado PLEA – Planejar, Executar e Avaliar; processo que ajuda os alunos a organizarem-se e comprometerem-se com suas realizações. Tudo começou com a exploração semanal da história “As aventuras do Amarelo”, dividida em vários capítulos. A partir daí os alunos foram se apropriando de reflexões e ações que culminaram com alcance dos objetivos aqui mencionados. Para esse projeto foi contratada assessoria especializada que subsidiou a formação dos professores e corpo de ações planejadas.

 

O Líder Estudantil

É uma parceria entre o Rotaract Club de Indaiatuba e a Secretaria de Educação, consiste em trabalhar o sentido de liderança com um aluno do 4º ano escolhido pelos colegas, como o “líder” da sala. Trabalha-se essa liderança positiva através de um treinamento dinâmico, na casa da Amizade, por profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, colaboradores e voluntários da família rotária.

Os jovens, uma vez orientados sobre a boa liderança, ficam incumbidos de levar o aprendizado para os demais colegas de sala de aula através de uma atividade que é supervisionada por seus professores.

O Projeto Vidart

O Vidart “Atividades Circenses na Escola”, é desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação desde 2004, dando aos alunos da rede municipal a vivência, a prática e o treinamento capaz de desenvolver as habilidades circenses de forma lúdica com disciplina.

Alunos das Emebs “Wladimir Olivier”; “Sylvia Sanazzaro”; Maria Ignêz Pinezzi”; “Padre Joaquim” e Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”. Cerca de 800 alunos participam das atividades que têm como objetivo desempenho do aluno na aprendizagem dos conteúdos do currículo escolar, além de desenvolver habilidades voltadas para as atividades circenses como o malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático e dança. Para cada uma das modalidades há uma metodologia e uma sequência específica de evoluções.

 

Na Trilha das Águas

O Projeto “Na Trilha das Águas” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SAAE, atendendo alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba. O Tema Água faz parte do componente curricular. Com o projeto os alunos conhecem os processos de tratamento de água utilizados em uma ETA – Estação de Tratamento de Água; aprendem sobre saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente e sobre as formas de captação, armazenamento e tratamento de água, bem como da destinação das águas servidas e das formas de tratamento do lixo na região em que se vive, relacionando-as aos problemas de saúde local; coletam informações de hábitos e costumes sociais, como, por exemplo, formas de acesso, hábitos e uso da água na vida familiar, na escola e na comunidade onde vive, identificando mudanças e permanências com o passar do tempo; reconhecem mudanças e permanências na relação da população com a água, comparando as práticas que são identificadas hoje em dia com os hábitos de seus pais e avós em outros tempos, e de outras localidades e épocas. Em 2013 foram 81 turmas atendidas pelo projeto totalizando, aproximadamente, 2.430 alunos.

 

Passeios da Memória

O Projeto Passeios da Memória é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Pró Memória, atendendo todos os alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.

O roteiro do passeio histórico cultural contempla o Centro de Convenções Aydil Bonachela (início do roteiro), Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário. Em 2012, devido às reformas, o Casarão Cultural Pau Preto não fez parte do roteiro, embora tenha sido amplamente contextualizado.

Em 2013 foram 82 turmas atendidas pelo projeto totalizando, aproximadamente, 2.460 alunos.

 

Etnias – Ensino Fundamental

O Projeto é uma ação do Projeto Ler Faz Bem, cuja finalidade é promover a leitura com propósito de pesquisa e estudo (aprender a ler para estudar e buscar informações sobre diferentes etnias). Nele, as escolas de período integral receberam a visita do Engº. José Carlos Bannwart que proferiu uma palestra sobre os 125 anos de Colônia Suíça em Indaiatuba.

Os alunos elaboraram desenhos e textos que foram expostos na FENUI – Festa das Nações Unidas de Indaiatuba, além de apresentarem seus estudos sob a forma de expressão corporal.

 

Turma da Leitura (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Esta ação compõe-se de uma equipe itinerante que percorre as escolas municipais na perua da Turma da Leitura. Com datas e locais previamente divulgados, seu objetivo é levar a leitura até a comunidade escolar, disponibilizando além de farto material de leitura com variedade de títulos e portadores, momentos de encantamento com contadores de histórias.

Em 2013 a Turma da Leitura trabalhou com adaptações literárias baseadas nas obras de Vinícius de Moraes, em comemoração ao centenário desse ilustre representante da música brasileira. Além disso, as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ouviram histórias com o tema “Reminiscências de Indaiatuba”, baseadas nos materiais fornecidos pela Fundação Pró-Memória.

 

Projeto Cidade Mirim – Clubinho Honda

Trânsito Honda (CETH), visa transmitir conceitos fundamentais de trânsito às crianças do Ensino Infantil e Fundamental. Segundo o “Mapa da Violência – 2011” o município de Indaiatuba está em 30º lugar na estatística do número de óbitos no trânsito para faixa etária entre 15 e 24 anos. Por isso iniciar a educação no transito para crianças do Ensino Infantil e Fundamental até sete anos é uma prevenção para a futura geração condutora de veículos.

Os alunos participantes ganham um kit Honda com livros informativos, caneta e boné, além de um lanche no local do projeto. A atividade é dividida em três etapas: sala de vídeo – debate sobre o vídeo do Clubinho Honda; sala de pintura – desenho sobre “Minha Cidade” e sala de prática – passeio pela cidade mirim. Em 2013 o projeto recebeu, aproximadamente, 900 alunos da Rede Municipal.

 

Projeto Ambientação – Crescendo com o futuro

O é aplicado em todas as Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Infantil II. Com o objetivo de desenvolver ações que promovam a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania. Esta foi a sexta edição do projeto que funciona em parceria com a Toyota e com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente e é baseado na certificação ISO 14000.

Todos os alunos da Rede Municipal serão envolvidos com o ‘Ambientação’, foram aproximadamente 18 mil estudantes. Cada escola trabalhou um tema, sendo eles: água, energia e resíduos; no ultimo item dividido em lixo verde, orgânico, inerte, lixo eletrônico e reciclável. Os temas foram estudados, a fim de que todos compreendessem a utilização dentro do ambiente escolar e buscassem soluções ambientais para uso racional dos mesmos, diminuindo o consumo e otimizando os recursos. As soluções encontradas precisaram ser implementadas na Unidade Escolar e seus resultados foram demonstrados pela metodologia pré-determinada no projeto.

A grande novidade para o Ambientação nesta edição foi que deixou de ser uma competição entre as Unidades Escolares para definir qual foi o melhor resultado em cada tema. De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Lucelaine Borges Zampolin Dias, a medida foi de encontro com a proposta de tornar todas as Unidades Escolares sustentáveis sem o estimulo de competição.

Confira a lista das escolas municipais certificadas pelo projeto e suas respectivas reduções de consumo.

Educação Infantil

 

ENERGIA

 

Emeb Profª Janette Vieira Vaqueiro – 29% no Ponto de Ocorrência

Emeb Profª Elvira Maria Maffei – 16,2%

Emeb Parque das Nações – 31,5% no Ponto de Ocorrência

Emeb Anexa à SAB 12 de Junho – 20,9%

Emeb Profª Vera Tosca Magnusson Belluomini – 5,5%

 

RESÍDUOS

 

Emeb Profª Maria João de Campos

Emeb Profª Francisca Lucinda Bueno

Emeb Prof João Emílio Angelieri

Emeb Profª Sinésia Martini

Emeb Profª Suely Terezinha Amstalden

Emeb Profª Maria Conceição Giacomini Bega

Emeb Profª Maria José de Campos

Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini

 

ÁGUA

 

Emeb Prof. Nízio Vieira – 5% no Ponto de Ocorrência

Emeb/Creche Prof. Galdino Augusto L. Chagas – 13% no Ponto de Ocorrência

Emeb /Creche Profª Joanna Gurgel – 5% no Ponto de Ocorrência

Emeb Archimedes Prandini – 19,1%

Emeb Profª Patrocínia Robles Provenza – 30,0%

 

Ensino Fundamental

 

ENERGIA

 

Emeb Prof Luiz Carlos Batista de Moura – 11,9%

Emeb Profª Sylvia T. de Camargo Sannazzaro – 5% no Ponto de Ocorrência

Emeb Profª Maria Nazareth Pimentel – 24,5%

Emeb Prof. Aparecido Batista dos Santos – 46% no Ponto de Ocorrência

Emeb Prof Sérgio Mário de Almeida – 14,2%

Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães – 12,4%

Emeb Profª Benedita Wagner de Campos – 13,4%

 

RESÍDUOS

 

Emeb Doardo Borsari

Emeb Dom Ildefonso Stehle

Emeb Maria José Ambiel Marachini

Emeb Prof. Wladimir Olivier

Emeb Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, (EJA).

Emeb Prof.Osório Germano e Silva Filho,

Emeb Miyoji Takahara

Emeb Profª Maria Cecilia Ifanger

Emeb Profª Maria Albertina Bannwart Berdu

Emeb Vicente Bernardinetti

Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminutti

 

ÁGUA

 

Emeb Profª Áurea Moreria da Costa – 61,5% no Ponto de Ocorrência

Emeb Profª Maria Ignêz Pinezzi – 18% no Ponto de Ocorrência

Emeb Profª Yolanda Steffen – 5,02% no Ponto de Ocorrência

Emeb Prof. Wellington Lombardi Soares – 8,2%

Emeb Prof. João Batista de Macedo – 11,3%

Emeb Profª Elizabeth de Lourdes C. Sigrist – 13,5%

Emeb Profª Renata Guimarães Brandão Anadão – 6% no Ponto de Ocorrência

Emeb Prof. Nízio Vieira do Comp. Educacional – 47,1%

Indaiatuba Sustentável

O Projeto Indaiatuba Sustentável teve a abertura oficial no Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento aconteceu no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação) e contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas e a exposição “Amazônia, Cidades e Meio Ambiente”, do premiado fotógrafo Araquém Alcântara. Contemplou em sua programação atividades diversas que fortaleceram o engajamento socioambiental e cultural para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida para todos. O parceiro deste projeto foi a Mann Hummel.

O Indaiatuba Sustentável teve 12 mil visitantes na exposição;  26 mil visitas na fan page e site do projeto; 1,3 mil fãs no Facebook em dois meses e 1,9 mil participantes nas atividades. Na palestra Fotografia e Cidade teve 230 participantes. Nas Oficinas de Fotografia foram 265 pessoas. Nas caminhadas fotográficas compareceram 130 participantes. O Concurso Fotográfico teve 226 inscritos. Mais de cinco mil pessoas visitaram e votaram nas cerca de 200 fotos selecionadas. Mais de três mil pessoas curtiram a página do Indaiatuba Sustentável e 43,5 mil pessoas visualizaram o conteúdo da Fan Page Indaiatuba Sustentável.

 

Crédito: arquivo-Eliandro Figueira SCS/PMI

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