Limeira

Secretária de Educação participa da reunião semanal da Comissão de Cultura da Câmara

Na oportunidade, Adriana apresentou um balanço da sua pasta em 2015

 

A secretária de Educação de Limeira, Adriana Ijano Motta, visitou os vereadores da Comissão Permanente de Educação e Cultura na tarde desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal de Limeira, acompanhada da assessora executiva da sua pasta, Alessandra Pascotto. Na oportunidade, as representantes do Poder Executivo, área educacional, fizeram uma retrospectiva das ações e dos trabalhos realizados no ano de 2015.

Em quase 150 slides, Adriana repassou, detalhadamente, informações e dados de grande parte das atividades e cursos que ocorreram na Secretaria de Educação, em todos os departamentos e setores, destacando a ação do ensino integral. Segundo ela, houve uma ampliação do atendimento, com 17 novas escolas e 1,8 mil novos alunos no ano que passou.

Em relação às comissões de sindicância, Adriana disse que houve a instauração de 60, além de 28 processos administrativos, totalizando 335 pessoas ouvidas em 2015.

Entre tabelas e relatórios explicados por Adriana, foi destacado também o projeto Mãos Dadas. “Trata-se de uma ação baseada em estratégias de busca ativa das famílias em situações de vulnerabilidades sociais para incluí-las na rede de serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social e da Educação do município”, considerou. Pelos dados exibidos aos vereadores, tanto em pesquisa realizada pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) quanto pelo Censo, são cerca de 10 mil limeirenses analfabetos. “E temos 200 matriculados, mesmo com capacidade para atendermos de 500 a mil cidadãos. Temos muita dificuldade em constituir salas de aulas para jovens e adultos, mesmo com campanhas de divulgação intensas”, reforçou.

De janeiro a dezembro do ano passado, 1.403 alunos foram transportados por condução fretada pela Secretaria de Educação. No mesmo período, 182 estudantes foram atendidos com o passe escolar. Já entre passeios, excursões e eventos pedagógicos, foram 65 unidades escolas atendidas, totalizando 510 viagens pedagógicas, sendo 375 do ensino fundamental e 135 do infantil, atingindo a uma média de 20,5 mil participantes.

Adriana também trouxe informações sobre o tema da merenda escolar, revelando que foram atendidos 22.362 alunos, divididos em Creche-Berçário, Creche-Maternal/Pré, Pré-escola, Ensino Fundamental,  Mais Educação/Integral e Educação para Jovens e Adultos).

O vereador Farid Zaine, presidente da Comissão de Educação e Cultura, lembrou que foi a própria secretária que solicitou uma data para prestar contas aos parlamentares e elogiou a atitude e as explanações dela. “Adriana tem uma visão bastante técnica sobre sua pasta, pois milita há muitos anos na área da educação. Quando ela apresenta suas pontuações e argumenta acerca das dificuldades que encontra, consegue fazer com que compreendamos que é preciso que todos estejamos unidos, independente dos nossos posicionamentos políticos, em prol do fortalecimento educacional de Limeira”, afirmou o vereador.

Além dele, participaram da reunião os também integrantes da comissão José Couto de Jesus (Totó do Gás) e André Henrique da Silva (Tigrão). Fazem parte do grupo a Prof.ª. Érika Monteiro e o Dr. Júlio, mas ambos justificaram ausências. Os parlamentares Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo) e Jorge de Freitas acompanharam o encontro.

 

 

 

Câmara de Limeira divulga sua agenda

 

Veja o que acontece no Legislativo na próxima semana

 

Além das atividades legislativas semanais que ocorrem na Câmara Municipal, haverá exposição de fotos em homenagem ao Dia Municipal da Luta pela Reforma Agrária e apresentação da Orquestra de Viola Caipira da Escola Livre de Música (ELM) de Limeira. Fique por dentro:

 

Segunda-feira, 11 de abril:

9h30 – Curso sobre Direito Constitucional Municipal para assessores jurídicos técnicos legislativos (interno)

Sala de Reuniões Vereador Mauro Sérgio Vieira

 

18h – Sessão Ordinária

Plenário Vereador Vitório Bortolan

 

*Exposição de Fotos em celebração ao Dia Municipal da Luta pela Reforma Agrária

Espaço Cultural Vereador Dr. Milton Ferrari

– Solicitação do Gabinete do Vereador Wilson Cerqueira

 

Terça-feira, 12 de abril:

14h30 – Reunião de Estudos – CPI do Pedágio

Sala de Reuniões / Plenário

 

Quarta-feira, 13 de abril:

9h – Curso de Libras

Sala de Reuniões

– Solicitação da Escola Legislativa Paulo Freire

 

14h30 – Sessão Ordinária dos Vereadores da Terceira Idade

Plenário

– Solicitação do Gabinete da Vereadora Erika Tank

 

Sábado, 16 de abril:

20h – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira da Escola Livre de Música (ELM) de Limeira

Espaço Cultural

– Solicitação da Escola Legislativa, em atendimento à lei, de autoria do vereador Farid Zaine, que cria o Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola

 

A Câmara fica na Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
https://sb24horas.com.br