Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Política

Secretaria da Educação acata pedido da deputada Bebel e adotará medidas para evitar municipalização de escolas

Dennis Moraes 28 de setembro de 2023 3 minutes read
28-09-23-A deputada Professora Bebel que fez indicação de apelo ao governo estadual pela não municipalização de escolas estaduais na cidade

Em ofício dirigido à segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), com data do último dia primeiro, o secretário executivo da Secretaria Estadual da Educação, Vinícius Mendonça Neiva, informa que a pasta adotará  medidas cabíveis para a não aceitação da municipalização em Piracicaba das escolas estaduais Honorato Faustino, Afonso José Fioravante, Profa. Jaçanã Altair Pereira Gerrini, Comendador Mario Dedini, Profa. Mirandolina de Almeida Canto, Morais Barros, Samuel de Castro Neves, e Alcides Guidotti Zagatto. O posicionamento do secretário executivo é em resposta a pedido feito pela deputada estadual Professora Bebel, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 24 de maio deste ano.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Na resposta, o secretário executivo Vinícius Neiva agradece a Professora Bebel pela indicação, informando que a Secretaria Estadual da Educação “irá analisar o pedido e  não medirá esforços para apoiar pleitos alinhados às melhorias da educação”. Na indicação protocolada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, dirigida ao governador Tarcísio de Freitas, a Professora Bebel destaca que há uma especial confiança da comunidade escolar na educação pública oferecida pelo governo estadual nestas escolas, que são referência de ensino no município de Piracicaba. “Não à toa! A  Escola Estadual  Honorato Faustino, por exemplo,  ficou entre as 100 melhores do País, alcançando a nota 8.8 no IDEB no ano de 2021., ou seja, prova inquestionável do seu bom funcionamento e de ensino de qualidade, sendo referência na cidade”, destacou a parlamentar.

Já em outro trecho do documento, Bebel também diz que há de se considerar que nestas escolas estudam mais de 2.500 alunos em período integral das 7 às 16 horas, com aulas de BNCC, base comum e parte diversificada, com professores em tempo exclusivo também, e que abrange crianças de 6 a 11 anos, do 1º ao 5º ano, que, no caso de uma municipalização, correm o risco de serem prejudicadas com a mudança tanto no sistema de ensino como na grade curricular, sem considerar a situação dos professores, diretores e demais profissionais que atuam nestas escolas. “O fato é que a intenção do governo municipal de municipalizar estas escolas não tem encontrado respaldo tanto junto aos pais como na comunidade escolar, visto que está se dando sem nenhuma discussão com os maiores interessados e que serão afetados diretamente por essa municipalização. Falo em nome dos alunos, professores, muitos da categoria O, diretores, enfim, de toda comunidade escolar”, escreveu.

No documento, ainda, a Professora Bebel destaca ainda que a proposta de municipalização tem gerado transtornos e repúdio por parte da população piracicabana que deposita esperança no governo estadual para impedir que estas escolas deixem de serem estaduais no município de Piracicaba.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Bebel escolas municipalização

Post navigation

Previous: Com participação do MEC, audiência pública da Alesp debaterá instalação de universidade federal
Next: Pessoas com TDAH têm o dobro do risco de se envolver em acidentes

Leia também:

câmara sbo
  • Política

Câmara de Santa Bárbara d’Oeste vota projetos sobre segurança em piscinas, campanha de saúde e utilidade pública para entidade haitiana

Dennis Moraes 16 de março de 2026
Tania Mara]
  • 24 Horas
  • Política

Convite ou convocação? Monaro quer secretária da Educação na Câmara para explicar nova lei do magistério

Dennis Moraes 14 de março de 2026
convocação Carlos Fontes
  • 24 Horas
  • Política

Vereador Carlos Fontes muda estratégia e agora convoca secretários a dar explicações

Dennis Moraes 13 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente