29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sebrae Móvel realiza 43 atendimentos na Praça Central de Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Entrega de declaração do Simples Nacional foi o foco; unidade retorna em fevereiro

 

A parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), trouxe mais uma vez a unidade móvel para a cidade. A Praça Central José Gazzetta recebeu a van customizada, atendendo a 43 pessoas. O foco principal foi orientar sobre a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), documento que apresenta o faturamento do empresário no ano anterior.

O empreendedor que não apresentar a declaração até o prazo final, em maio, está sujeito a multa, acrescida de juros e correção, além de ficar impossibilitado de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada do MEI, com vencimento sempre no dia 20 de cada mês. Sem emitir a guia de recolhimento, fica inadimplente no sistema, com sanções que incluem a suspensão dos benefícios previdenciários.

O escritório esteve disponível entre segunda e sexta-feira (11 a 15/1) e estará de volta a Nova Odessa de 15 a 19 de fevereiro. O público-alvo do Sebrae Móvel é formado por pessoas que queiram empreender, os que já empreendem de maneira informal e os formalizados como MEIs (Microempreendedores Individuais), MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte).

Consultor do Sebrae Móvel, Milton César de Paiva explicou que os atendimentos buscam esclarecer sobre plano de negócios, abertura de empresa e orientação aos que já empreendem. “É todo o planejamento necessário para abertura e manutenção do negócio. Pra buscar superar o índice de 80% das micro e pequenas empresas do país que fecham após três anos”, detalha.

De acordo com o consultor, aproximadamente 70% dos que procuraram o Sebrae Móvel esta semana tinham relação ao MEI – documentos, abertura e inadimplência; os 30% restantes foram relativos a Micro e EPPs. “Procuramos também divulgar a Feira do Empreendedor, que ocorre em São Paulo entre os dias 20 e 23 de fevereiro. É um importante evento”, acrescenta Milton de Paiva.

Uma das pessoas que procurou o Sebrae Móvel foi o mecânico Ricardo dos Santos, que pretende abrir o próprio negócio: uma oficina mecânica. “Procurei informações para abertura de um MEI”, descreve. O munícipe obteve ainda orientações de mercado potencial e pretende participar de eventos para empreendedores. “Estou otimista e gostando dos esclarecimentos recebidos”, conclui.

No ano passado o Sebrae Móvel contabilizou 236 atendimentos, nos meses de fevereiro, maio, julho, setembro e novembro. A maioria, 141 pessoas, pretendia empreender ou já o faz de maneira informal, representando 59,7% do total, além de 60 formalizadas como Microempreendedores Individuais, somando 25,4%, e 35 pessoas que atuam com Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte, totalizando 14,8%.

Em 2014 o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor do Sebrae”, que reconhece a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios no Município. São premiados aqueles com projetos de resultados comprovados e modernização na gestão pública.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!