SB24Horas

Notícias na hora certa!

SB segue em combate ao mosquito da dengue

dengue

Divulgação

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (8) o trabalho de nebulização e busca ativa contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A prevenção da doença no município é realizada por servidores vinculados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

 

Além do encaminhamento de informações sobre como prevenir a doença, as visitas em residências e comércios do município para atividades de combate continua. Segundo o coordenador do CCZ, Alexandre Visockas, as ações podem continuar nos próximos dias. “O trabalho de busca ativa e nebulização ocorre em ruas dos bairros Mollon e Orquídeas. Caso não seja possível finalizá-lo nesta sexta-feira, nossas equipes continuarão com as ações no sábado e na semana seguinte”, explicou.

 

O coordenador da Vigilância em Saúde, Marcus Pensuti, afirma que “além das ações da Administração Municipal, é importante que a população participe do combate ao mosquito”. Os munícipes devem tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus coberto evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta.

 

Também deve colocar areia nos pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Aqueles que apresentarem sintomas da doença não devem se automedicar e sim procurar o atendimento médico em uma unidade mais próxima. Caso os sintomas sejam verificados, é de fundamental importância procurar o sistema de saúde entre o 1º e 3º dia.

 

Fonte: Site Prefeitura