Saúde segue com oficinas de plantas para agentes comunitários

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), promoveu na terça-feira (14) mais um encontro da Oficina de Horta Pet de Plantas Medicinais e Aromáticas para os agentes comunitários de saúde (ACS). A ação ocorreu na UBS (Unidades Básicas de Saúde) “Amália Salvador Dal’Bello”, do Jardim São Fernando. Na atividade, os profissionais receberam orientações sobre as plantas, sua utilização, passo a passo para confecção dos vasos em garrafas pet, técnicas de plantio e rega das plantas.

As atividades foram orientadas pela professora Dionéa Fronza e pela médica sanitarista Nair Guimarães. O projeto vem sendo realizado em todas as UBSs que contam com o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). As demais unidades são o Centro de Saúde Dr “Jéber Juabre”, no Centro, a UBS “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul e a UBS “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon. Os profissionais recebem também material informativo sobre cuidados básicos com Plantas Medicinais e Aromáticas.

O projeto conta com apoio da rede de municípios potencialmente saudáveis e do Viveiro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. “Em breve será confeccionado um material didático para que os agentes possam utilizar como instrumento para trabalhar com a população. Nossa expectativa é que eles desenvolvam cada vez mais esse tipo de atividade, possibilitando um aumento da adesão do grupo de pacientes e comunidade local em relação às plantas medicinais”, destacou a coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro.

Foto: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas