Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saúde realiza semana de orientações sobre o tabagismo


Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no próximo domingo (31), a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), promove durante a semana uma série de ações de conscientização sobre tabagismo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionados ao tabagismo. Nesta segunda-feira (25) as ações foram realizadas nas UBSs “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Jardim Vista Alegre, “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul e Centro de Especialidades, no Centro.

 

As Salas de Espera Ativa são realizadas com exposição de vídeos, distribuição de materiais informativos e orientações pelos profissionais do Programa Saúde Sem Tabaco, Núcleo de Educação em Saúde, Atenção Básica e Vigilância em Saúde. “Realizaremos estas atividades durante toda a semana, visando fortalecer as ações já desempenhadas todas as segundas-feiras nos grupos de tabagismo”, destacou a coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro.

 

Ela reforçou a importância destas ações de sensibilização e orientações sobre os malefícios do tabaco. As ações visam reduzir os fatores de risco para as doenças cardiovasculares e cânceres dos pacientes, além das doenças respiratórias crônicas, proporcionando maior qualidade de vida à população.

 

Programa

Em Santa Bárbara d’Oeste as pessoas que desejam parar de fumar podem procurar o grupo “Saúde Sem Tabaco”. A Prefeitura realiza gratuitamente os encontros com médicos, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

 

Programação das Salas de Espera nas unidades:

 

26/05 às 8 horas na UBS São Francisco

26/05 às 13 horas na UBS Romano

27/05 às 14 horas na UBS Mollon

28/05 às 7h30 horas no Centro de Saúde

28/05 às 13h30 na UBS 31 de Março

29/05 às 8h30 na UBS Esmeralda

29/05 às 13h30 no Centro de Referência em Saúde da Mulher

 

Nas UBSs Laranjeiras, Europa, Cidade Nova e São Fernando a ação ocorrerá de acordo com a disponibilidade de horário dos profissionais envolvidos.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Dennis Moraes