Saúde realiza palestra sobre prevenção de lesões

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste promoveu nesta segunda-feira (24) uma palestra sobre prevenção de lesões, em comemoração ao “Dia Municipal de Prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT)”. Mais de 120 pacientes participaram da ação educativa no Centro de Especialidades Médicas. A iniciativa foi ministrada pelo fisioterapeuta Geanfranco Rodrigues de Oliveira.

 

O objetivo foi orientar sobre formas de prevenção, incentivando a novos hábitos de vida e uma melhor consciência corporal, gerando bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho e reduzindo as chances de aparecimento de lesões. “Passsamos algumas dicas sobre como manter a saúde do corpo no dia a dia, como forma correta de utilizar o travesseiro ao dormir, ao se vestir ou calçar os sapatos, postura correta ao realizar atividades rotineiras, entre outras”, explicou Oliveira.

 

A coordenadora do serviço de fisioterapia da saúde, Andrea Barion, destacou a importância de esclarecer a população sobre o tema. “A ação foi importante para o conhecimento e entendimento do tema. A palestra abordou a definição do tema, as possíveis causas, os tratamentos executados e métodos de prevenção. Durante essa semana também será disponibilizado material educativo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), preparado pela equipe de fisioterapia para população”, completou.

 

Doenças

 

A LER (Lesão por esforço repetitivo) e a DORT (Doença Osteomuscular relacionada ao trabalho) são termos empregados para designar as alterações provenientes, em grande parte, de atividades exercidas durante a jornada de trabalho. No município o “Dia Municipal de Prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” é comemorado no último dia de fevereiro de cada ano, de acordo com Lei Municipal nº 2.583, de 4 de junho 2001.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas