A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Vigilância Sanitária e Educação Permanente, promoveu nesta terça-feira (21) capacitação de práticas de limpeza na saúde para gestores e auxiliares de serviços gerais. Participaram cerca de 60 profissionais. O curso teve início na segunda-feira (20). Ambos os encontros ocorreram na Secretaria de Educação.
O objetivo da iniciativa foi capacitar os profissionais e gestores dos serviços da Saúde visando o aperfeiçoamento das técnicas de limpeza e higiene nos seus ambientes de trabalho, através de práticas seguras e que preservem a saúde dos trabalhadores. Foram abordados temas referentes à higiene, postura no trabalho, tipos de limpeza, cuidados com o lixo contaminado, saúde do trabalhador, entre outros.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Elaine Wiezel, o curso irá contribuir para melhora dos atendimentos de saúde nas unidades. “Acreditamos que com a prática dos tópicos abordados podemos melhorar a qualidade do serviço de saúde, reduzindo o risco de contaminação e infecção hospitalar, promovendo segurança, confiabilidade e bem estar aos pacientes e funcionários, conservando a estrutura física e equipamentos, além de prevenir acidentes de trabalho”, frisou.
Para as auxiliares Regina Grobman e Aparecida Alves, ambas do Centro Médico, o aprendizado deve ser constante. “É sempre bom aprender. Alguns cuidados básicos acabam sendo deixados de lado, mas devemos estar cada vez mais atentos para não sofrer acidentes de trabalho que poderiam ser facilmente evitáveis”, explicaram.