Saúde promove Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) realiza neste sábado (26), das 8 às 17 horas, a Campanha de Prevenção ao Câncer de boca. As ações serão feitas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e têm por objetivo conscientizar as pessoas, divulgar o trabalho desenvolvido e encaminhar casos suspeitos ao setor para avaliação e conduta.

Durante a Campanha, 10 cirurgiões-dentistas irão realizar consulta, avaliação, orientação e esclarecerá dúvidas relacionadas a qualquer lesão (ferida) que a população tenha na região bucal. “Pelo segundo ano consecutivo, aproveitamos o público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que será realizada no sábado com o Dia da Mobilização Nacional, para realizar esta ação preventiva. O objetivo é utilizar o mesmo espaço, até pela similaridade de público das duas campanhas”, explicou o coordenador do programa de Saúde Bucal, Dr. Amauri Antonio Balan.

Atualmente, o CEO conta com um Programa de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca disponível a toda população. “Lembramos que no CEO temos o serviço de semiologia, que é uma referência para este tipo de atendimento. Para ter acesso ao serviço, o munícipe deve passar por atendimento odontológico na UBS mais próxima de sua residência e obter encaminhamento para tal especialidade” explicou Balan. “Pessoas que apresentam lesões de boca (feridas) que não cicatrizam, histórico da doença na família, fumantes e ex-fumantes e pessoas que trabalham muito tempo expostos ao sol devem procurar orientação profissional”, completou.

O Câncer de Boca é uma denominação que inclui os cânceres que afetam os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observadas: gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e lábios. O câncer de lábio é mais comum em pessoa de pele clara e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Dentre as principais causas estão: fumo, álcool, sol e falta de higiene bucal.

SERVIÇO

O CEO está localizado na Rua Antonio Frederico Ozanan, nº 45, na Vila Maria e tem por objetivo atender usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que necessitam de tratamentos na área de odontologia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464-9215.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas