Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saúde promove 2º evento sobre Luta Antimanicomial na terça

 


Caminhada alusiva ao tema será realizada na segunda (18)

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Programa de Saúde Mental e NES (Núcleo de Educação em Saúde), promoverá na próxima terça-feira (19) o 2º evento em referência à Luta Antimanicomial. Com o tema “Liberdade é o Melhor Cuidado!”, a ação ocorrerá das 8 às 12 horas, na Estação Cultural, localizada na Avenida Tiradentes, 2, Centro. No dia 18, às 8 horas, haverá uma caminhada alusiva ao tema, com percurso do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) até a Praça Coronel Luiz Alves (Central), com apresentações culturais e artísticas na chegada. As atividades são abertas à população.

O objetivo é abrir um espaço de diálogo público acerca da Reforma Psiquiátrica para contribuir na implementação de serviços de Saúde Mental a partir do modelo de Atenção Psicossocial. Durante o evento serão realizadas Mesas de Debates e Grupos de Discussão com participação de diversos profissionais da área e população interessada, além de usuários e familiares dos serviços de Saúde Mental do município.

Este é o 2º Evento da Luta Antimanicomial em Santa Bárbara d’Oeste. “No ano passado tivemos o primeiro evento e avaliamos de forma positiva, pois contamos com a participação de vários profissionais, usuários e familiares dos serviços, além da população e representantes de outros municípios da região. Naquela ocasião, discutimos o modelo de assistência em Saúde Mental que queríamos implantar, pois estávamos no início da Reforma Psiquiátrica no município”, explicou o coordenador do Programa de Saúde Mental, Alexandre Ceconello Marinho.

As inscrições para o evento podem ser feitas até domingo (17), enviando mensagem com nome completo e data de nascimento ao e-mail saudemental.sbo@hotmail.com. Ao final todos os participantes credenciados terão direito a Certificado pela participação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3463-5758.

Confira a programação:

 

Caminhada pela Luta Antimanicomial

 

Data: 18/05/2015 das 8 às 10 horas

Saída: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II – Rua Floriano Peixoto, 5, Centro

Chegada: Praça Coronel Luiz Alves (Central)

 

2º Evento da Luta Antimanicomial

Data: 19/05/2015 das 8 às 12 horas

Local: Estação Cultural – Avenida Tiradentes, 2, Centro

Tema: “Liberdade é o Melhor Cuidado!”

 

8 às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9 horas – Apresentação artística e cultural

9 às 12 horas – Mesa de Debates: “Saúde Mental e Atenção Psicossocial: como transpor a barreira dos especialismos?” com os debatedores Edson Olivari de Castro (Professor Supervisor de Psicologia / UNESP – Bauru), Érico Marcos Vasconcelos (Articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde) e Dreison Luis Iatarola (Secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste).

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes