SB24Horas

Notícias na hora certa!

Saúde planeja curso de manipulação de alimentos para padarias

secretaria_foto_exibe

A Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, finaliza o planejamento para a execução do curso de boas práticas de manipulação de alimentos para padarias do município. A iniciativa, que tem como objetivo colaborar com o processo de formação e treinamento dos manipuladores de alimentos na prática cotidiana nas padarias, atendendo as normas e legislações vigentes nessa área, será realizado em abril, em data a ser confirmada.

As doenças de origem alimentar são decorrentes da ingestão de alimentos que podem estar contaminados com microorganismos patogênicos ou de substâncias químicas ou que contenham estruturas naturalmente tóxicas. A coordenadora da Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste, Eliane Wiezel Salvador, explica que o curso poderá sanar dúvidas que, por ventura, acarretam em doenças transmitidas pelos alimentos (DSTAs) “Isso ocorre pela manipulação em desacordo com as normas higiênico-sanitárias, falta de limpeza dos equipamentos, uso inadequado do tempo e temperatura no armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos/preparações, entre outros”, comentou.

Ainda de acordo com a coordenadora, diante das inspeções realizadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste, uma série de irregularidades vem sendo constatada pelo órgão, especialmente em estabelecimentos que tenham produção própria. “Muitas vezes esses indivíduos não possuem conhecimento sobre quais procedimentos devem adotar para evitar a contaminação dos alimentos”, acrescentou Eliane. “Nesse sentido, disponibilizar o conhecimento e propiciar o treinamento podem prevenir e evitar possível contaminação dos alimentos e, consequentemente garantir proteção à saúde dos consumidores”, completou.

Poderão participar do curso manipuladores de alimentos ou proprietários de padarias devidamente registradas no município. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone 3464.9850 ou comparecer pessoalmente à Vigilância Sanitária, localizada à Rua José Estanislau de Godoy, 210, Vila Bética.