Saúde planeja ações da Campanha de Vacinação contra o Vírus HPV

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 10 de março e 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papiloma Vírus, o Vírus HPV. A iniciativa será executada em parceria com o Ministério da Saúde, sendo destinada a meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. O objetivo é proteger o público alvo contra o câncer de colo de útero, que em algumas regiões do país é a principal causa de morte entre as mulheres.

 

Conforme planejamento adotado pela Administração Municipal, a vacina será aplicada gratuitamente na rede municipal de Saúde no período. A meta da Vigilância Epidemiológica Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, será imunizar cerca de 3,9 mil meninas da faixa etária. Para a devida imunização contra o HPV é necessário que o público receba as três doses da vacina conforme o esquema vacinal que será utilizado pelo Ministério da Saúde, com a aplicação da primeira dose, segunda dose seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a primeira dose.

 

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Aparecido Donisete Paulino, a vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “Conforme estudos a eficácia é de 98% para prevenção de câncer de colo de útero e 100% para verrugas genitais”, afirmou. “Dentro do período de campanha, Santa Bárbara d’Oeste contará com o Dia D da imunização no dia 22 de março, das 8 às 17 horas, movimentando as Unidades Básicas de Saúde e um posto fixo na Praça Central”, acrescentou.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta