Saúde orienta sobre obesidade infantil

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Setor de Nutrição, orienta a população sobre a Obesidade Infantil. Durante esta semana, é celebrada a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil. O objetivo das orientações é incentivar o controle da obesidade infantil em casa, com mudança no estilo de vida e nos hábitos alimentares da família. No município são realizadas diversas ações junto aos pacientes com sobrepeso e obesidade, por meio dos Grupos existentes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e das Salas de Espera Ativa.

 

Os pacientes interessados podem participar do Grupo Baixando o Peso, que visa orientar e estimular a uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas pelos pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) igual ou superior a 25. Os grupos são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, endocrinologista, enfermeiro e educador físico. É realizado em todas as UBSs, conforme cronograma pré – estabelecido em cada uma das unidades.

 

O sobrepeso e a obesidade vêm crescendo a nível mundial e segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), desde 2010 esse aumento é significativo aqui no Brasil, nos levando a ocupar o terceiro lugar mundial com população infantil acima do peso. Segundo a coordenadora do setor de nutrição da Saúde, Hariane Bueno, os dados mostram a necessidade de disseminar as práticas saudáveis e alimentação adequada. “A criança com excesso de peso é mais vulnerável a outras doenças graves, como as cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial, asma, e também perturbações do sono, causando menor rendimento escolar e dificuldades de relacionamento social”, destacou.

 

A nutricionista comentou sobre os horários e quantidades dos alimentos. “Comer bem não significa comer muito, e sim comer nos horários corretos e a quantidade necessária que dependerá da idade, altura, peso e do estilo de vida da criança, ou seja, se pratica alguma atividade física ou se passa muitas horas em frente ao computador ou televisão”, explicou.

 

Para prevenir e tratar a obesidade infantil, algumas medidas são fundamentais:

 

– Se alimentar a cada 3 horas e evitar os famosos “beliscos” em balas e doces em geral.

– Evitar lanches e frituras no almoço e na janta, mas preparar essas refeições com arroz, feijão, carne, legumes e verduras.

– As frutas podem fazer parte do café manhã, lanches e sobremesas.

– Controlar a ingestão de refrigerantes, bolachas recheadas, doces, salgadinhos e alimentos gordurosos.

– Ingerir água durante todo o dia.

– Praticar atividades físicas, jogar bola, pular corda, brincar de pega-pega, passear com o cachorro, andar de bicicleta etc.

– Ter horários estipulados para jogarem videogame, verem TV, ficarem no computador ou outros dispositivos tecnológicos.

– Ter os pais como os maiores exemplo de hábitos saudáveis.

 

Comentários

Notícias relacionadas