10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde na Escola: Ciclo de palestras sobre Saúde Ambiental segue nas escolas municipais

Compartilhe essa notícia!

Os alunos do terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental da Emefei “Antonia Fagnoli Furlan”, do 31 de Março, participaram de palestras sobre saúde ambiental nesta quarta-feira (19) e no dia 12 de abril, com os temas “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde”, “Zoonoses” e “Guarda Responsável”. A atividade integra o eixo “Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, do PSE (Programa Saúde na Escola) que segue na Rede Municipal de Ensino.

O objetivo é levar aos alunos e professores informações importantes sobre como estabelecer relações saudáveis com os animais que vivem em contato com os seres humanos no ambiente urbano, mantendo por perto e de forma responsável animais de estimação e impedindo a presença de animais peçonhentos e vetores de doenças. Os alunos aprendem sobre as principais zoonoses (doenças transmissíveis entre seres humanos e animais) que ocorrem no município, os cuidados necessários com os animais de estimação, medidas preventivas de acidentes com escorpiões e aranhas e medidas preventivas para evitar doenças como dengue e febre maculosa.

A palestra sobre “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde” foi abordada pelos biólogos Luiz Eduardo Chimello de Oliveira e Jéssica Caroline Sebastião. Sobre “Zoonoses” foi ministrada pela médica veterinária Eliane Aparecida Stradioto de Andrade. E a médica veterinária Taciana Dalla Rosa Cavalcanti conversou com as crianças sobre “Guarda Responsável de Animais Domésticos”.

As ações deste eixo são promovidas pela Secretaria de Saúde, por meio das Divisões de Controle de Vetores e Controle Animal (Vigilância em Zoonoses) e a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação. As ações são planejadas e articuladas junto ao Núcleo de Ações Coletivas – NAC.

A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE), que envolve mais de 16 mil alunos da Rede Municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!